quinta-feira, 18 de junho de 2015

São Marcos e São Marcelino

Hoje é dia de São Marcos e São Marcelino, diáconos e mártires. Irmãos gêmeos de origem nobre, eles se converteram ao cristianismo na juventude. Eram casados e constituíram família. Foram admitidos como diáconos da Igreja de Roma.
Na perseguição de Diocleciano, em 287, foram lançados na prisão e condenados à decapitação por Cromário, substituto do prefeito de Roma. Seus amigos conseguiram um adiamento da pena, por 30 dias, na esperança de convencê-los a oferecerem os sacrifícios aos ídolos. Então, eles foram transferidos para a casa de Nicóstratos, o arquivista público, suas esposas, filhos e pais procuraram abalar-lhes a constância com suplicas e lágrimas, mas São Sebastião, oficial da casa do imperador, encorajou-os a perseverarem até a morte, visitando-os diariamente. O resultado da conversa com os seus familiares foi à conversão dos parentes, de Nicóstrato e até de Cromário, que os libertou, abdicando do cargo e retirando-se para o campo.
A seguir, Marcos e Marcelino foram ocultados por um oficial cristão da casa imperial, mas ao serem denunciados e recapturados foram levados a Fabiano, que decretou que fossem amarrados a duas colunas de madeira nas quais seus pés seriam pregados. Após a exposição pública, foram transpassados a golpes de lança.
Os santos Marcos e Marcelino são modelos de fidelidade a Cristo pelo testemunho corajoso em vida e na morte.


Ouça o Santo do Dia na voz de Dom Edson de Castro Homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário