quarta-feira, 17 de junho de 2015

Santo Antonio

Sáb, 13 de Junho de 2015 00:00 Published in Santo do Dia
Hoje é dia de Santo Antonio, sacerdote e doutor da Igreja. Nasceu em Lisboa, em 1195, recebendo o nome de Fernando, no batismo. Aos 15 anos, entrou no colégio dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Dois anos mais tarde, transferiu-se para o priorado de Coimbra, dedicando-se à oração e aos estudos, sobretudo da Sagrada Escritura.
Em 1220, quando Dom Pedro de Portugal trouxe de Marrocos as relíquias dos franciscanos ali martirizados, Fernando se sentiu tocado, experimentando o desejo de dar a vida por Cristo. Deixa a Ordem Agostiniana e ingressa na Franciscana, em 1221, escolhendo o nome de Antonio.
Recebeu a permissão para ir ao Marrocos pregar o evangelho aos mouros, mas chegando lá caiu enfermo e teve de retornar a Europa. O navio foi desviado por ventos contrários, tendo de desembarcar em Messina, na Sicília. Dali seguiu para Assis onde se realizava o Capítulo Geral de 1221, presidido por Frei Elias com a presença de São Francisco Antônio ficou impressionadíssimo com a assembléia dos frades.
Foi enviado a Forli, destacando-se como excelente orador sacro, e nomeado professor de Teologia de seus confrades. Também ele foi agraciado pelo dom dos milagres e da conversão dos pecadores pela sua pregação.
Morreu a caminho da cidade de Pádua, no dia 13 de junho de 1231, com apenas 33 anos de idade. Santo Antonio é modelo de pregador do evangelho que provoca a reforma geral dos costumes.


Ouça o Santo do Dia na voz de Dom Edson de Castro Homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário