sexta-feira, 12 de junho de 2015

Santo Onofre

Hoje é dia de Santo Onofre, eremita. Viveu sozinho por 70 anos, no deserto do Egito, entre os séculos IV e V, após ter participado da vivência comunitária de seu mosteiro. No deserto, sofrera os rigores da fome e da sede, temperaturas extremas de calor e de frio, e tentações violentas. Porém, Deus o reconfortou, consolando-o e alimentando-o com os frutos de uma tamareira, junto a uma gruta que se tornou sua cela.
No final da vida, foi-lhe ao encontro o abade Pafúncio, que resolveu visitá-lo. De inicio, se assustou ao ver um homem idoso, de cabelos e barbas que desciam até o chão, recoberto de pêlos, tal qual um animal, usando apenas uma tanga de folhas. A figura, porém, dissipou-lhe o medo, apresentando-se como Onofre, ser humano e servo de Deus Disse mais: "Não temas, Pafúncio, pois o Senhor em sua infinita misericórdia enviou-te aqui para me sepultar". Realmente, o Senhor não quis que morresse só e sem consolação quem escolheu a solidão por seu amor.
Pafúncio fez uma mortalha para envolver o corpo sem vida de Onofre com a metade da sua própria túnica, que cortara. Sepultou-o na abertura de uma rocha, tapando-a com pedras.
Santo Onofre é modelo do eremita do deserto, que vendeu tudo para adquirir a pérola preciosa do Reino.


Ouça o Santo do Dia na voz de Dom Edson de Castro Homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário