quarta-feira, 17 de junho de 2015


SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK

Adolfo era filho de um conde muito famoso, que não o deixou ser o monge humilde que almejava. A muito custo permitiu que primeiro estudasse teologia e, vendo que não mudaria a opinião do filho, acabou concordando que se ordenasse sacerdote.

Mesmo que o pai concordasse ele acabaria na mesma função, pois Deus parece ter reservado para ele uma vida de destaque e notoriedade.

Adolfo nasceu por volta de 1185, filho do conde vestfaliano Simão de Tecklenburg. Foi educado pelos famosos monges do Mosteiro de Camp, às margens do Reno inferior, que influenciaram sobremaneira a sua vida.

Logo que se ordenou padre foi nomeado cônego da Igreja Metropolitana de Colônia e, em 1216, era chamado para assumir a sede episcopal de Osnabrueck. O cargo de bispo, porém, não o fez mudar, e para todos continuou a ser o sacerdote humilde.

Adolfo não era o dono de um rebanho, mas amigo e pai, como registra a história. Durante sua gestão fez várias mudanças e renovações de ordem eclesiástico-jurídica, mas o trabalho intelectual nunca o impediu de aproximar-se dos pobres e necessitados.

Tanto que sua casa nunca era encontrada com as portas fechadas, principalmente para quem tinha um pedido ou procurava conselho e orientação. Até hoje os quadros e pinturas que reproduzem o santo mostram-no como bispo em pé diante de um leproso que consolava.

Santo Adolfo morreu em 1224.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário