quinta-feira, 29 de novembro de 2012


QUARESMA: Como vivê-la?

Publicado em 23 de fevereiro de 2012 \\ Artigos
Iniciamos com a celebração da Quarta-feira de Cinzas um novo Tempo na Igreja que se chama Quaresma. Esse tempo vai da Quarta-feira de Cinzas até quinta-feira santa, antes da celebração do lava-pés.Trata-se de um Tempo fortemente marcado com apelos à conversão e renovação de vidas e atitudes. Esses 40 dias servem como preparação para a Grande Festa que é a Páscoa de Cristo Jesus. Assim como nos preparamos para bem celebrarmos momentos fortes em nossa vida: casamento, aniversário, formatura… Também na vida em Cristo precisamos estar conscientes do Mistério celebrado, através de uma feliz preparação.
Cristo, por meio da Liturgia da Igreja, que se faz canal da graça para seu Povo, convida a cada fiel a viver esse Tempo se alimentando com a Palavra de Deus, pois, “não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” Mt 4, 4. Neste sentido vale a pena dedicar um tempo de seu dia para ouvir a Palavra. Não precisa muito, apenas alguns versículos, e verás que isso lhe fará muito bem. Uma proposta é deixar a Bíblia ao lado de sua cama e, ao deitar-se ou levantar-se, alimente-se dela.
Outra atitude importante neste Tempo Quaresmal é permitir-se tempo para olhar para dentro de si mesmo. Adianto que não será fácil, mas é a única maneira de se curar de tantas feridas abertas no decorrer da vida. Não tenha medo, dedique um tempo, quem sabe em um dia de folga, retire-se, acompanhado da Bíblia, e olhe, profundamente, para dentro de si. Deus quer fazer tanto bem às nossas vidas, porém pede permissão para entrar e sarar as machucaduras.
Lendo a Palavra e olhando para dentro de si mesmo, você sentirá necessidade de oração mais constante. A oração é alimento para a caminhada. Não caminhamos sem rumo, se destino. Caminhamos com o Senhor e para Ele. A oração é respiro da alma. Sem oração perdemos o sentido da vida e de como vivê-la da melhor forma.
Aproveite esse Tempo favorável da graça de Deus. Medite a Palavra, conheça a si mesmo e reze sempre. Isso te aproximará mais de si mesmo, de Deus e do irmão.
No Coração de Jesus,
Pe. Júlio César Machado, MSC
Reitor do Santuário
EMANUEL ARAUJO CRISTAO=GARANHUNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário