Ano Novo! Vida Nova?
Publicado em 7 de dezembro de 2011 \\ Artigos
A pouco celebrávamos o Advento, vivendo a feliz expectativa da celebração do Natal. Um tempo bonito de se ver, inclusive quando se caminha pela cidade. Muita luz colorida, enfeites variados, correria para comprar presentes para um bom número de pessoas. O papai Noel quer tomar o espaço de Cristo Senhor, que, longe de beleza e formosuras tais, nasceu em um estábulo, local desfavorável à condição humana. O desejo de felicidade toma lugar, com mais vigor, nos corações dos humanos. Até mesmo aqueles que, como Cristo, tem pouco ou quase nada se embebedam desta alegria natalina.
A liturgia do Advento trouxe-nos uma riqueza de textos bíblicos, os quais nos ajudaram a meditar e refletir sobre nossa existência. Um dos textos do profeta Isaias nos diz algo muito impactante à sensibilidade dos insensatos, daqueles que vivem como quem desconhece a presença do Senhor na História. Diz-nos o profeta, que fala em nome de Deus: toda carne (pessoa) é erva, toda a sua beleza, uma flor de pasto! A erva seca, murcha a flor, basta soprar sobre elas o vento do Senhor (Is 40, 6-7).
Pautados nas palavras de Isaías podemos pensar na finitude que a condição humana está sujeita e, certos disso, pensarmos: Afinal de contas caminhamos para onde? Para que corremos o dia todo? O que queremos com tudo que fazemos? Pois nossa vida nesta terra é tão passageira como a erva que de manhã brota, germina, de tarde murcha e seca (SL 89, 6).
Estamos iniciando um novo ano. Muitos projetos perpassam nossa mente e coração. Mas, será que estes projetos que nos proponho estão alicerçados na vida em Cristo, na fé, na esperança, no comprometimento com o Reino? Como queremos viver esse novo ano: nas ilusões mesquinhas que o mundo nos apresenta, ou desejamos estar mais perto do Senhor, deixando-o ser guia de nossa vida?
2012 começou! Ele é um presente de Deus para você. Aproveite-o, viva-o da melhor maneira.
No Coração de Jesus,
Pe. Júlio César, MSC
EMANUEL ARAUJO CRISTAO=GARANHUNS
Nenhum comentário:
Postar um comentário