segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Palavras de 'Abdu'l-Bahá sobre a oração


1. "O estado de oração é a melhor das condições, pois nele o homem comunga com Deus.
A oração, em verdade, confere vida, especialmente se oferecida a sós e em momentos - como à meia-noite - quando se está livre das preocupações mundanas." (Seleção dos Escritos de 'Abdu'l-Bahá, pg. 183)
2."O encanto mortal há de desvanecer-se; as rosas hão de dar lugar a espinhos, e a beleza e a mocidade viverão seus dias e não mais serão. O que perdura eternamente, porém, é a Beleza do Verdadeiro, porquanto seu esplendor não perece e a sua glória subsiste para sempre; seu encanto é onipotente e seu fascínio infinito.
Bem-aventurado, pois, o semblante que reflete o esplendor da Luz do Bem-Amado!" (Seleção dos Escritos de 'Abdu'l-Bahá, pg.185)
3. "Nutro a esperança de que, neste mundo inferior, alcances a luz celestial e libertes as almas da escuridão da natureza - ou seja, do reino animal - fazendo com que atinjam posições sublimes no reino humano. Atualmente todas as pessoas estão imersas no mundo natural, razão pela qual vês claramente inveja, cupidez, a luta pela sobrevivência, impostura, hipocrisia, tirania, opressão, contendas, combates, derramamento de sangue, saque e pilhagem, todos os quais emanam do mundo da natureza.
Poucos são os que têm se libertado dessa obscuridade, ascendido do mundo da natureza ao mundo humano, seguido os Ensinamentos Divinos, servido à humanidade, e que são resplendentes, misericordiosos, iluminados, e como roseirais. Esforça-te o mais que puderes para tornar-te divino, ornado com Seus atributos, iluminado e misericordioso, para que sejas libertado de todo laço terreno e fiques enamorado do Reino do Senhor incomparável. Isso é graça bahá'í, é luz celestial." (Seleção dos Escritos de 'Abdu'l-Bahá, pg. 187)
4. "Com relação à asserção constante das PALAVRAS OCULTAS de que o homem deve renunciar a si mesmo, o significado disso é que ele tem de renunciar a seus desejos desmedidos, a seus fins egoístas e às inclinações de seu ego humano, e deve buscar os santos sopros do espírito, atender aos anelos de seu eu superior e imergir-se no mar do sacrifício, com o coração integralmente atraído à beleza do Todo-Glorioso." (Seleção dos Escritos de 'Abdu'l-Bahá, pgs. 187/188)
5. "A oração é a água da vida; anima a existência e traz à alma boas novas e júbilo. Tu deves atender a isto o mais que puderes, e convidar os outros à oração e à súplica.
O que é oração, atitude ou palavra?
É tanto atitude como palavra; depende do estado da alma. Assemelha-se a uma canção. Algumas vezes é a melodia que nos comove; outras vezes, é a palavra.
A súplica é tão eficaz que nos inspira durante todo o dia com ideais elevados, e torna serenos e santos os nossos corações. Devemos ser sensitivos à música da prece; o coração dever sentir seu efeito, e não ser como um orgão, do qual possam surgir as mais suaves melodias sem que nele mesmo seja produzida a consciência da sensação..." (Livro de Orações e Meditações Bahá'ís)
6. "Ó Tu amigo espiritual! Perguntaste se havia alguma sabedoria em orar. sabe tu que a prece é indispensável e obrigatória, e que o homem sob pretexto algum está isento de orar, a não ser que esteja demente ou impedido por um obstáculo intransponível.
A sabedoria em orar está nisto: que une o servo ao Ente Verdadeiro, porque neste estado o homem se volve, de coração e alma, para Sua Santidade, o Todo-Poderoso, procurando sua associação e desejando Seu amor e Sua compaixão.
Quem ama, encontra sua maior felicidade em conversar com o objeto de seu amor; e a maior das graças para quem busca é conhecer o alvo de suas aspirações; eis porque cada alma é atraída ao Reino de Deus e espera, de todo coração, ter oportunidade de implorar de suplicar diante de seu Bem Amado, pedindo Sua misericórdia e Seu favor, e a graça de se imergir no oceano das Suas palavras, da Sua mercê e generosidade.
Além de tudo isso, a oração e o jejum despertam a alma e tornam-na vigilante, contribuindo para sua preservação e sua proteção contra provações." (A Revelação Bahá'í, pgs. 268,269)
As palavras dos santos sobre a oração

Nenhum comentário:

Postar um comentário