segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As condições da oração





“Em verdade, em verdade vos digo, o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo dará.” (Jo 16,23)
“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes as vossas paixões.” (Tg 4,3)
Humildade
“Quando ele aceitar a oração dos desvalidos e não mais rejeitar as suas súplicas.” (Sl 101,18)
“Deus resiste aos soberbos, mas dá Sua graça aos humildes” (Tg 4,6).
“A oração dos humildes penetra nas nuvens; ele não se consolará, enquanto ela não chegar a Deus, e não se afastará, enquanto o Altíssimo não puser nela os olhos.” (Eclo 35,21)
“Meu sacrifício, Ó Senhor, é um espírito contrito; um coração arrependido e humilhado, ó Deus, não haveis de desprezar.” (Sl 50,12)
Confiança
“Peça com fé e sem hesitação alguma.” (Tg 1,6)
“Regozijam-se, pelo contrário, os que em vós confiam, permanecem para sempre na alegria.” Sl 5,12)
“O Senhor livra a alma de seus servos; não será punido quem a ele se acolhe.” (Sl 33,23)
“Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome. Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele; hei de livrá-lo e o cobrirei de glória.” (Sl 90,14s)
“Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada?” (Eclo 2,11s)
“Junto de vós, Senhor, me refúgio; não seja eu confundido para sempre; por vossa justiça, livrai-me!” (Sl 30,1)
“Ó Senhor dos exércitos, feliz o homem que em vós confia.” (Sl 83,13)
“São muitos os sofrimentos do ímpio; mas quem espera no Senhor, sua misericórdia o envolve.” (Sl 31,10)
“Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno.” (Hb 4,16)
“Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus — que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação — e ser-lhe-á dada. Mas peça-a com fé, sem nenhuma vacilação, porque o homem que vacila assemelha-se à onda do mar, levantada pelo vento e agitada de um lado para o outro. Não pense, portanto, tal homem que alcançará alguma coisa do Senhor, pois é um homem irresoluto, inconstante em todo o seu proceder.” (Tg 1,5-8)
Perseverança
“Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.” (Lc 18,1)
“Vigiai, pois, em todo o tempo, e orai a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do homem.” (Lc 21,36)
“Nada te impeça de orar sempre, e não te envergonhes de progredir na justiça até a morte; pois a recompensa de Deus é eterna.” (Eclo 18,22)
“Sede perseverantes, sede vigilantes na oração, acompanhada de ações de graças.” (Cl 4,2)
“Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento.” (1Tm 2,8)
A Eterna Busca da Comunhão com o Criador

Nenhum comentário:

Postar um comentário