segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A importância da meditação sobre as Palavras de Deus


"Imergí-vos no oceano de Minhas Palavras, a fim de que possais desvendar os segredos e descobrir todas as pérolas de sabedoria que se ocultam em suas profundezas."
"Recitai os versículos de Deus todas as manhãs e todas as noites. Quem não os recita tem, verdadeiramente, falhado em sua promessa ao Convênio de Deus e a Seu Testamento, e quem neste dia, disto se afasta, tem se afastado de Deus, em verdade, desde os tempos imemoriais. Temei a Deus, ó assembléia de Meus Servos.
Cuidai de não deixardes excessiva leitura e demasiados atos piedosos durante o dia e a noite vos tornarem vangloriosos. Se uma pessoa recitasse em espírito radiante e jubiloso apenas um só versículo dos Escritos Sagrados, isso lhe seria melhor do que a entoação, com fadiga, de todas as Escrituras de Deus, o Amparo no Perigo, o Subsistente por Si Próprio.
Recitai os versículos de Deus em tal medida que não vos sobrevenha a fadiga ou o tédio. Não sobrecarregueis vossas almas a ponto de torná-las exaustas e deprimidas, mas, sim, esforçai-vos para que as possais enlevar e assim fazê-las voarem, com as asas dos Versículos revelados, até o lugar do alvorecer de Seus sinais. Isto as faz aproximarem-se mais de Deus - fosseis vós compreender." (Bahá'u'lláh, "Uma Sinopse e codificação das Leis e Preceitos do Kitáb-i-Aqdas", pags. 7-8)
Sobre a natureza e o poder da Palavra Revelada, escreve Adib Taherzadeh em sua monumental obra "The Revelation of Bahá'u'lláh", no volume I
2. "As energias espirituais latentes nesta poderosa Revelação foram liberadas por Bahá'u'lláh durante os quarenta anos de Seu ministério. Tais energias estão destinadas a revitalizar a inteira raça humana e criar uma civilização divina que foi anunciada por Mensageiros anteriores como o "advento do Reino de Deus na Terra."
"O veículo dessas energias é a Palavra de Deus que Ele revelou para esta era. Esta Palavra não foi o fruto de aprendizado e do conhecimento humano, pois a educação formal de Bahá'u'lláh foi apenas elementar, mas sim, é emanação do Espírito Santo." (Pág.18)
3. "A palavra de Deus é a forma mais nobre da criação de Deus e situa-se muito acima da compreensão humana. Bahá'u'lláh nos advertiu em uma Epístola a nunca compararmos a criação da "Palavra" com a criação de outras coisa. Afirma que cada uma das palavras reveladas é como um espelho que reflete os atributos de Deus, e que através da Palavra de Deus toda criação veio à existência.
"Cada palavra que procede dos lábios de Deus é dotada de tal potência que pode instilar uma nova vida em todo corpo humano..." Bahá'u'lláh (pág. 30)
"A mais simples Palavra que procede de Nossa Boca é dotada de tal poder regenerativo que possibilita trazer à existência uma nova criação - uma criação cuja magnitude é inescrutável a todos, menos a Deus." Bahá'u'lláh (pág. 31)
4. As palavras que os Manifestantes de Deus expressam são a forma externa das forças espirituais existentes na Revelação de Deus. A mais íntima realidade latente na Palavra é ilimitada em suas potencialidades. Pertence ao mundo de Deus e não é inteiramente entendida pelo homem, cuja mente finita só pode alcançar o seu significado em grau limitado, pouco compreendendo, também do poder e da criatividade da Palavra Revelada. (Pág.31)
5. Os Escritos de Bahá'u'lláh são muito amplos em sua abrangência, foram revelados em diferentes formas e estilos, e tratam de praticamente todos os aspectos das necessidades humanas, tanto físicas como espirituais. Abrem diante dos olhos da pessoa novos e grandiosos panoramas de conhecimento e sabedoria. E, no entanto, Seus escritos são simples de entender quando o coração da pessoa é puro e santificado. A compreensão da Revelação de Bahá'u'lláh não depende de conhecimento acadêmico; mesmo as pessoas mais simples e até analfabetas podem reconhecer sua origem divina e entender seus ensinamentos.
A Revelação de Bahá'u'lláh confere uma nova capacidade naqueles cujos corações são tocados por sua luz e capacita-os a adquirirem um conhecimento que não é dependente de aprendizado. Esse conhecimento é mencionado no Islã como "a luz que Deus faz jorrar no coração de quem quer que Ele deseje." (Pág. 43)
1. "Através da faculdade da meditação, o homem alcança a vida eterna; por seu intermédio, recebe o sopro do Espírito Santo - a graça do Espírito é obtida em reflexão e meditação. O próprio espírito do homem se informa e fortalece durante a meditação; através dela, assuntos que o homem desconhecia inteiramente lhe são revelados. Por seu intermédio recebe inspiração divina, alimento celestial.
A meditação é a chave que abre as portas dos mistérios. Nesse estado, o homem abstrai-se de si mesmo, afasta-se de si mesmo, afasta-se de todos os objetos externos; nesse estado subjetivo, imerge no oceano da vida espiritual e pode descobrir o segredo do íntimo das coisas... A faculdade da meditação liberta o homem da natureza animal, discerne a realidade das coisas e o coloca em contato com Deus." 'Abdu'l-Bahá - citado no livro "A importância da Oração, Meditação e da Atitude devocional", pag. 20
2. Não há formas fixas de meditação prescrita nos ensinamentos, nem há um plano explícito para o desenvolvimento interior. Os amigos são exortados - não ordenados - a orar, e também deveriam meditar, mas a maneira de fazer a meditação é deixada inteiramente ao indivíduo. A inspiração recebida através da meditação é de tal natureza que não se pode medí-la nem determiná-la. Deus pode inspirar em nossas mentes coisas das quais nós nenhum conhecimento tínhamos antes, se Ele assim deseja." Shoghi Effendi, citado no livro acima, pg. 33
3. "Ele pensa que seria mais aconselhável os bahá'ís usarem as MEDITAÇÕES dadas por Bahá'u'lláh, e não qualquer forma de meditação dada por alguma outra pessoa. Nestes detalhes, no entanto, deve-se dar liberdade aos crentes, permitindo-lhes uma atitude pessoal em determinarem seu próprio nível de comunhão com Deus." De uma carta escrita em nome de Shoghi Effendi, em 27 de janeiro de 1952, a um crente individual, pag. 37 do livro acima.
4. "A razão por que se tem ordenado reclusão em momentos de devoção é que assim tu podes dar tua melhor atenção à lembrança de Deus, para que teu coração, em todos os tempos, seja animado por Seu Espírito e não excluído, como se fosse por um véu, de teu Mais Amado. Não sejas apenas de lábios que preste teu louvor a Deus, enquanto teu coração não esteja em harmonia com o excelso ápice da Glória e o Ponto Focal da Comunhão." O Báb, citado no livro mencionado acima, pag. 11
5. "Sabe tu que em cada palavra e movimento das orações obrigatórias há alusões, mistérios e uma sabedoria que o homem não tem capacidade para compreender, que letras e pergaminhos não podem conter.
Ó serva de Deus! Entoa as Palavras de Deus e ponderando seu significado, transforma-as em ações! 'Abdu'l-Bahá, pag. 19
6. "Oração e Meditação são fatores muito importantes ao aprofundamento da vida espiritual do indivíduo, mas devem ser acompanhadas também por ação e exemplo, desde que estes são os resultados tangíveis daqueles. Ambos são essenciais." Shoghi Effendi, pag. 33
7. "Quando o homem permite ao espírito, através da alma, iluminar seu entendimento, então ele contém toda a Criação... Mas, por outro lado, quando o homem não abre a mente e o coração às bençãos do espírito, e sim inclina a alma para o lado material, na direção da parte corporal de sua natureza, então ele desce de sua alta posição e torna-se inferior aos habitantes do mais baixo reino animal." 'Abdu'l-Bahá, pag. 19
8. "Bahá'u'lláh disse que há um sinal (oriundo de Deus) em todos os fenômenos: o sinal do intelecto é a meditação, e o sinal da meditação é o silêncio, porque é impossível ao homem fazer duas coisas a um só tempo - ele não pode falar e meditar simultaneamente. É fato axiomático que, enquanto meditamos, falamos com o nosso espírito. Nesse estado mental lhe apresentamos determinadas questões e o espírito nos responde; a luz se faz e a realidade é revelada. Não podemos aplicar o nome de "homem" a alguém destituído dessa faculdade meditativa; sem ela, seria um simples animal, até inferior aos animais. 'Abdu'l-Bahá, pag. 20
9. "Devemos nos esforçar a fim de atingirmos esta condição, separando-nos de tudo e do povo do mundo, e voltando-nos para Deus somente. Será preciso algum esforço de parte do homem para alcançar tal estado, mas ele deve trabalhar para isso, lutar por isso. É pensando e cuidando menos das coisas materiais, e mais nas coisas espirituais que se pode atingí-lo. Quanto mais nos afastamos de uma, mais nos aproximamos da outra. A escolha é nossa." ('Abdu'l-Bahá, pag. 22, do livro: 'A Importância da Oração, da Meditação e da Atitude Devocional, Editora Bahá'í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário