quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A oração na vida de Dorothy Baker


Muitos bahá’ís, na história da Fé, foram exemplos inesquecíveis e realmente extraordinários do que o poder da ORAÇÃO pode fazer por uma pessoa.EMANUEL ARAUJO CRISTAO CATOLICO
Dorothy Baker, que escolhemos para ilustrar como um exemplo vivo e insofismável do que pode significar a oração na vida de alguém, é realmente uma dessas bahá’ís cuja vida será lembrada pela eternidade como um anjo de luz que Bahá’u’lláh escolheu para servir Sua Causa em todos os Reinos de Deus
Dorothy Baker nasceu nos Estados Unidos, em 1898, na cidade de Lima, Ohio, onde também nasceram alguns bahá’ís famosos no Brasil. O casal Edmund e Muriel Miessler, e seus filhos Margot e Bob Miessler.EMANUEL ARAUJO CRISTAO CATOLICO
Em 1937 foi eleita para a Assembléia Espiritual Nacional daquele país, onde trabalhou até ser indicada por Shoghi Effendi, em 1951, Mão da Causa de Deus.
Foi uma oradora inigualável. Falou a milhares e milhares de pessoas, em especial para estudantes universitários e colegiais nos Estados Unidos, em mais de mil palestras que deu durante vários anos. Viajou pelo mundo inteiro, inclusive visitando o Brasil nos anos quarenta. Sua filha, Dorothy Freeman, escreveu um lindo e extraordinário livro biográfico sobre Dorothy Baker, intitulado "From Copper to Gold" ("Do cobre ao Ouro") publicado em inglês em 1984, do qual extraímos alguns trechos, publicados a seguir.
Dorothy Baker faleceu em 1954, num desastre aéreo, quando viajava de Roma para Londres após uma longa viagem de ensino pela África e Índia. O avião em que viajava, um Comet, que ela tanto gostava, explodiu no ar sobre o Mediterrâneo.
Os textos seguintes são traduzidos do livro em questão. São testemunhos de pessoas que conviveram com Dorothy e relatam fatos realmente maravilhosos, extraordinários até, sobre essa querida Mão da Causa.
Gene Pritchard, fez algumas anotações de palestras de Dorothy Baker em Rice Lake, 1941, sobre a ORAÇÃO:EMANUEL ARAUJO CRISTAO CATOLICO
"Ore até sentir o contato íntimo com algo especial. Então fique atento. Deus abrirá a porta. Devemos saber qual é o primeiro desejo de Deus. Ter uma paixão espiritual magnética. Falar, Ouvir o que o silêncio interior tem a nos dizer. Ouvir a Voz de Deus. Ansiar por algo intensamente abre o recesso do coração. Ter ardor e convicção. Lembre-se da graça da intercessão, pois é uma das forças criativas de Deus. Aqueles que ascenderam têm diferentes atributos, mas não existe separação real. O reino da misericórdia não é entendido completamente. A força que impulsiona nosso progresso é o grau de desapego, da vida consagrada, da profundidade da convicção e devoção. A profundidade de nosso contato com Deus revela o grau de nossa firmeza e fé. Servitude é a essência do movimento. Ore em voz alta, de forma que seu corpo seja envolvido pela oração. Isso ajuda na concentração. Existe sempre companhia divina na solitude. Uma alma nunca está só. Devemos ser sempre conscientes de Deus. "Estou longe de Ti, mas Tu estás próximo de mim." - Deus está mais próximo de nós do que nossas próprias mãos e pés. Mais próximo até que nossa respiração. A alegria é a água da vida, a causa da vivificação... A alegria aparece primeiro na vida que é inspirada, então afeta a vida dos outros... Todo lar onde existe oração é o jardim de Deus. Você pode perder contato depois de se ter entregue a Deus, através dos véus e nuvens de sua própria imaginação, se não orar todos os dias. Se sentir nuvens sobre você, use a Epístola de Ahmad. Ela nunca falha. Se existia alguma parede intransponível, Martha Root usava a Epístola de Ahmad nove vezes. "Busca, ó servo de Deus, esta luz até que permaneça em alegria ilimitada." Busque condições que sejam eternas. Se a cura é o melhor, certamente será concedida. Remédios e orações não são contraditórios. A lei da oração é superior... As orações de uma alma não penetram os véus do Reino se não houver pureza de intenção de quem ora. Use a Epístola de Ahmad muitas vezes para alcançar efeitos que você é capaz de fazer para confirmar outras almas. Não desperdice seu destino. Peça a Deus para usar você. "Levanta-te para aquilo para o que fostes criado." Este é o Dia de Deus. Realizemos algo na vida, mesmo que pequeno. Através de nossas ações podemos recriar vidas. Quando você ora, primeiro de tudo saiba que está na presença do Todo-Poderoso. Então ore com total desapego." "Antes de falar a grandes audiências, Dorothy dizia que seus joelhos tremiam ao se aproximar das portas dos grandes auditórios e colégios onde falou, mas recitava a Epístola de Ahmad várias vezes. E quando, finalmente se dirigia ao público na platéia, sentia um poder espiritual tão grande como se fosse uma forte ventania que passava por ela e que fazia com que milhares de pessoas ficassem ajoelhadas diante do Bem-Amado. Isso mostrava que ela se tornara totalmente desapegada e falava somente depois que Ele houvesse falado."
Depoimento de Helen Archmvault, bahá’í de Boston
Testemunho de Dorothy Campbell Rougeou:
"Em janeiro de 1942, fui convidada para uma palestra bahá’í em Jackson, Mississipi. Nunca ouvira falar da Fé, nada sabendo sobre seus ensinamentos. As senhoras que me receberam à porta do salão eram muito atenciosas... Pareciam tão tranqüilas e felizes, embora demonstrando grande dignidade e reverência. Então, uma linda mulher, loira e alta, foi apresentada como a oradora da noite - a Sra. Dorothy Baker - e ela disse que gostaria de começar a reunião com uma oração de Bahá’u’lláh, o Fundador da Fé Bahá’í. Estávamos todas sentadas e após a oração ter se iniciado senti um forte tremor em todo o corpo, que tive de segurar-me à poltrona para poder controlar-me. Meu primeiro pensamento foi que sentira uma forte calafrio, sem importância. Mas quando a oração foi encerrada, o tremor continuou. Fiquei tão trêmula que nem me lembro de tudo que ela falou. Sei que antes de concluir disse que os Bahá’ís acreditam tratar-se da Palavra de Deus para os dias de hoje, e como sempre acontece com a Palavra criativa de Deus, tinha o poder de modificar nossas vidas. Ela nos desafiou a adquirirmos um livro de orações bahá’ís, lermos trechos deles todos os dias durante duas semanas, e então iríamos nos sentir diferentes, não querendo jamais deixar de ler as orações. Como boa batista que era, jamais lera um livro de orações em minha vida, mas achei o desafio tão extraordinário que adquiri um livro e lí-o diariamente como ela falou. Reconheci ser verdade o que falara. Depois de duas semanas jamais parei de ler as orações. Descobri também que havia me transformado. Meu coração ficara purificado das emoções negativas que tinha. Estava pronta para estudar os ensinamentos bahá’ís. Depois de alguns meses de leitura intensiva, de estudo e orações, aceitei a Fé..." Nota : Em 1950, Dorothy Campbell mudou-se para a América do Sul para ajudar no crescimento da Fé nesta parte do mundo. Sua folha de serviços à Fé inclui a participação como membro de várias Assembléias Espirituais Nacionais da América do Sul, em muitas delas como secretária. Retornou aos Estados Unidos em 1973.
Testemunho da Sra. Javidkht Khádem, esposa do Mão da Causa de Deus, Sr. Dhikru’lláh Khádem, de saudosa memória:EMANUEL ARAUJO CRISTAO CATOLICO
"Dorothy Baker disse que eu deveria ficar com ela, e então fui para sua casa em Lima, Ohio. Disse-me ter um itinerário pronto para mim, para diversos firesides na área onde ela costumava dar palestras. Todos os dias alguém me pegava e me levava para um dos firesides. Eu era muito tímida... mas a cada dia sentia-se mais confiante e feliz. Ao final do décimo ou décimo-primeiro dia de minha estada com ela, Dorothy teve de ir à reunião da Assembléia Espiritual Nacional. E eu gostaria de visitar meu irmão que morava em Chicago. Ela disse: "Vamos no meu carro." No caminho, disse-me: "Tenho tantas coisas a fazer e não tenho tempo. Por favor, leia para mim estas cartas que recebi e anote no verso delas o que devo responder." Fiz as anotações de cada uma das cartas, como ela me dizia para escrever. Em meio a essas atividades, ela disse: "Lembrei-me que tenho de fazer algo que estava esquecendo. Prometi orar por Elsie Austin, pois ela deseja ir de pioneira para a África e as portas estão fechadas. Quer me ajudar? "Eu disse: - Sim, certamente." Eu não sabia o que ela queria. Disse-me: "Desejo dizer a oração para a Remoção de Dificuldades 95 vezes." Foi dizendo o oração bem devagar, e à cada palavra lágrimas corriam de seus olhos. Nunca passei por uma experiência igual. As lágrimas cobriam sua face e escorriam sobre sua roupa. Nem mesmo contei quantas vezes ela disse a oração, mas quando terminou parou o carro ao lado da estrada e desmaiou." Abri a porta do carro e chamei: "Dorothy, Dorothy, por favor!" Depois de uns 10 minutos, ela abriu os olhos, e estava tão feliz. Disse-me: "Lamento, querida, que te preocupei tanto." Perguntei a ela: "Esta é a forma como você ora sempre?" Ela respondeu: "Existe outra forma?". "Você faz suas orações sempre assim? Faz as Orações Obrigatórias todos os dias dessa forma?" perguntei. Ela respondeu: "Você não leu que deve esperar até sentir-se bem espiritual? Todas as manhãs faço muitas orações, de forma a poder tornar-me bem espiritual ao ponte de poder dizer minha Oração Obrigatória." Esta foi minha viagem com Dorothy Baker."
O falecimento de Dorothy Baker foi também uma lição de vida e ensino da Fé. E até do Reino de Abhá ela deu provas de sua existência em outro plano de vida e da continuidade de seu trabalho como bahá’í.. Leiam as narrativas seguintes, do mesmo livro "From Copper to Gold".
"Um pescador da ilha italiana de Elba, de nome Giovanni di Marco, estava em seu barco, bem ao sul da ilha, quando ouviu o som de um avião, que não podia ver, pois estava voando mais alto que as nuvens. De repente, ouviu três explosões, uma após a outra, bem rápidas. Por um momento, tudo ficou silente. Então, várias milhas ao longe, viu algo prateado caindo das nuvens. Saia fumaça dele. Chocou-se contra o mar, levantando uma grande nuvem de água. Novamente fez-se um silêncio profundo. Na praia, alguns dias mais tarde, uma valise de mão foi encontrada, que pertencia a um dos 28 passageiros do Comet. Dentro dela havia um folheto sobre a Fé Bahá’í. Mesmo em seus últimos instantes, Dorothy estava ensinando."
Era 10 de janeiro de 1954. O vôo do Comet deixara Roma, rumo a Londres, às 9:31 da manhã. Pouco depois explodia e mergulhava na Mar Mediterrâneo. Muitas pessoas sonharam com Dorothy após o acidente. Narrativas impressionantes, provas cabais de que continuou viva, só que em outro plano de vida. Falou às pessoas em sonhos. Uma amiga relatou o seguinte:
"Sonhos são uma realidade diferente. Dorothy mostrou-se viva no reino do sonho. A mim, disse: "Eu nunca caí. Dirigi-me diretamente aos braços de meu Senhor."
Uma das provas mais extraordinárias da sobrevivência espiritual de Dorothy, e da continuidade de seu trabalho bahá’í no reino invisível, é a seguinte narrativa da Sra. Glória Faizi, hoje viúva do querido Mão da Causa, Sr. Abu’l-Qasim Faizi.
A autora do livro From Copper to Gold, assim escreveu o que foi testemunhado pela Sra. Glória Faizi, na época vivendo como pioneira na Arábia com sua família. "Logo após o acidente, visitou uma amiga árabe que tinha perdido uma filha no mesmo acidente aéreo, quando regressava à Inglaterra para reiniciar seus estudos. Quando A Sra. Faizi chegou, a amiga recebia muitos amigos, que a confortavam. Todos choravam. Parecia não haver como falar com ela a sós. A Sra. Faizi simplesmente lhe deu um exemplar do livreto "Porta Aberta", com textos bahá’ís sobre a vida após a morte e rapidamente disse-lhe algumas palavras de conforto. Alguns dias depois, a senhora em questão contatou Glória Faizi. Disse-lhe que o livreto tinha sido a única fonte de conforto espiritual, e pediu que Glória a visitasse. As duas senhoras falaram durante algum tempo sobre a Fé Bahá’í. Então, a Sra. Faizi falou à enlutada mãe que alguém também muito preciosa havia falecido no mesmo acidente aéreo que levara sua filha, e mostrou-lhe uma fotografia de Dorothy Baker. Ao ver a foto, a senhora tomou-a nas mãos e disse:
"Mas eu conheço essa mulher... esta é a pessoa que veio me ver em sonhos por várias noites e que me dizia: ‘Não lamentes por sua filha. Ela está muito feliz. Ela está comigo e estou tomando conta dela.’"

Nenhum comentário:

Postar um comentário