terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

NOSSA SENHORA VITORIA


Na década de 70, era costume, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, celebrar o dia 1º de maio com missa em um canteiro de obras de alguma região da cidade. Celebrando a missa na Barra da Tijuca, o então Arcebispo, Cardeal D. Eugenio de Araújo Sales, manifestou, ao empresário e construtor o desejo de que, além das casas dos homens, fosse também erguida uma casa para Deus. Naquela época, a Barra da Tijuca carecia de igrejas. A idéia foi sendo amadurecida pelo construtor, o qual, no início da década de 90, doou à Arquidiocese o prédio da atual igreja-matriz. Seguindo as celebrações do momento, quinto centenário da chegada do Evangelho na América, a ser celebrado em 1992, o então pároco de toda a área, Pe. Carlos Gómez Saiz, sugeriu o nome de Nossa Senhora da Vitória para a igreja e para a futura paróquia.

 

A Paróquia Nossa Senhora da Vitória se localiza na região geograficamente central da Barra da Tijuca, onde se cruzam as duas principais avenidas do bairro: Américas e Ayrton Senna. Seus limites abrangem, pela orla, da Ponte Lúcio Costa até a área da reserva ecológica. Muitos são os grandes condomínios residenciais que estão localizados na jurisdição paroquial. Entre os mais antigos, encontram-se: Alfa-Barra, Nova Ipanema, Parque das Rosas, Atlântico Sul, Riviera Dei Fiori, Parque das Rosas.
A paróquia tem ainda uma grande área comercial com vários shoppings. Em sua jurisdição, encontram-se o Hospital Municipal Lourenço Jorge, o Fórum Regional da Barra da Tijuca e várias instituições de ensino, tanto da rede pública como da particular.
Pode-se chegar à região da paróquia de vários modos. A Av. Ayrton Senna é sempre a grande referência, seja vindo da Linha Amarela, seja vindo pela Av. das Américas ou pela Av. Sernambetiba, que é a da orla marítima.

 

:: Pe. Joel Portella Amado ::
Carioca, nascido em 2 de outubro de 1954 e ordenado padre em 12 de outubro de 1982. É pároco de N.S. Vitória desde a criação da paróquia, 15 de dezembro de 1991. É membro da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, além de professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (Seminário São José).
Depedida do Padre Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário