terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PADROEIROS


Nossa Senhora da Vitória
No século XV a Espanha fazia esforços para expulsar os mouros de Granada, seu último bastião ibérico. Na época dos reis católicos Fernando e D. Isabel, São Francisco de Paula enviou os frades penitentes: Padre Bernardino da Cropalati e Padre Giacomo L' Espervier para acalmarem os temores dos reis quanto à invasão muçulmana. Três dias após a chegada dos dois missionários, os mouros foram derrotados. Isto ocorreu em 18 de agosto de 1487, e em gratidão, os reis mandaram erguer uma igreja com o nome de Nossa Senhora da Vitória, no lugar onde estivera a tenda real na época das batalhas. Assim, os religiosos desta ordem na Espanha, foram chamados de Frades da Vitória.
É padroeira de toda a paróquia, da igreja-matriz e respectiva comunidade, bem como do condomínio Alfa Barra.

Santa Rosa de Lima
Nascida em 1586, Isabel Flores, filha de imigrantes espanhóis estabelecidos no Peru, recebeu o apelido de "Rosa" em virtude de sua beleza cada vez mais visível. Quando jovem, ingressou na Ordem Terceira Dominicana. Este grupo religioso destina-se a pessoas que desejam se dedicar inteiramente a Deus, não vivendo, porém, nos conventos. No caso de Rosa, sua consagração se caracterizou por uma vida dedicada inteiramente ao cuidado dos pobres e sofredores. Escolheu morar nos fundos da residência de um casal idoso, ajudando-lhes e acolhendo quem a procurasse. Para poder cumprir sua vocação, Rosa apegou-se à Eucaristia e à Virgem Maria, tomando sempre muito cuidado para que o pecado não invadisse seu coração. Para isso, impunha a si mesma rigorosas penitências, ao jeito da mentalidade da época. Possuía uma intensa vida de oração, o que, todavia, não lhe evitou o sofrimento causado pela doença. Morreu em 1617, aos 32 anos e seu sepultamento parou toda a cidade de Lima. Foi a primeira santa do continente latino-americano a ser canonizada. Sua festa é celebrada no dia 24 de agosto.
É padroeira da capela, do centro pastoral e da respectiva comunidade, bem como do condomínio Parque das Rosas.

São José
Foi o esposo de Maria, mãe de Jesus. Sua ascendência aparece nos Evangelhos de Mt 1, 1-17 e de Lc 3, 23-38. Ambos pretendem mostrar ser ele descendente de Davi, de quem o Messias devia proceder. O Evangelho de Mateus dá destaque a José; o de Lucas o põe em segundo plano. Exerceu a profissão de carpinteiro e provavelmente faleceu antes da vida pública de Cristo (Jo, 19, 26). É considerado padroeiro de toda a Igreja. Possui duas festas durante o ano. A primeira, em 19 de março, recorda a presença de José na Sagrada Família. A segunda, em 1º de maio, lembra sua profissão: São José Operário.
É padroeiro do Condomínio Nova Ipanema e da respectiva comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário