quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Avó de Jesus é a nossa Padroeira!

ORAÇÃO À SANT´ANA

Senhora Santa Ana, que fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo e seguindo os caminhos da Providência Divina e que recebestes São Joaquim por esposo e deste matrimonio vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, Mãe de Jesus Cristo, confiantes pedimos por nossa família.

Aos pais desta família que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o evangelho.

Aos filhos, que cresçam em sabedoria, graça e salvação.

A todos que sejam guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e tristezas desta vida, possam chegar à casa do Pai e juntos sermos eternamente felizes.

Amém.

SÃO JOAQUIM E SANT´ANA

Dia 26 de julho comemoramos o Dia de São Joaquim e Sant’Ana. Neste dia também comemoramos o dia dos Avós. Nada mais justo este dia destacar os avós de Jesus, pais de Nossa Senhora.Em Anápolis – GoiásSant´ANA é festejada nesta data.

Nossa historia começa com um Milagre de Sant’Ana, que ao passar por nossas terras em caravana quis por vontade de Deus aqui permanecer formando a cidade de Ana ou Anápolis como ficou conhecida mais tarde.

Sobre a vida de Sant´Ana

Da vida da mãe de Maria Santíssima nada sabemos ao certo. Apenas a tradição cristã nos fornece alguns esclarecimentos a respeito de sua mãe, Sant’Ana, dados, cujo valor histórico não é possível apurar. Nem mesmo as Sagradas Escrituras nos diz algo, contudo, existe um livro venerável do século II do Cristianismo: Proto-Evangelho de São Tiago, que alcançou grande autoridade nas comunidades cristãs primitivas. É exatamente este livro que nos traz a mais antiga tradição sobre os pais de Nossa Senhora.
Diz a tradição antiqüíssima que Sant’Ana nasceu em Belém de Judá, tendo por pai, Mathan, sacerdote da tribo de Levi e da família de Araão; e por mãe, Maria, da tribo de Judá. Teve esse piedoso casal três filhas.

  1. A mais velha chamava-se Maria, como sua mãe, e veio a ser mais tarde esposa de Cleophas, de Sadoc e de Eli e foi mãe de Tiago Menor, Judas Tadeu, Simão e José, apóstolos ou discípulos de Cristo, que segundo o costume hebraico, se chama no Evangelho «irmãos do Senhor», quando de fato eram primos irmãos.

  2. A Segunda filha foi Sobé.

  3. A terceira e mais nova, enfim, foi Ana, destinada a dar ao mundo a Bem-aventurada entre as mulheres.
    Por inspiração de Deus casou-se com Joaquim, habitante de Nazaré, da família real de Davi. O nome Joaquim é bíblico e, significa: “homem que Javé confirma”.
    Joaquim e Ana eram um casal distinto, mas viviam tristes e humilhados porque já estavam chegando à idade avançada e eram estéreis. Sendo também um casal justo e observante das leis judaicas. Possuíam certa fortuna que lhes proporcionava uma vida folgada. Dividiam suas rendas anuais em três partes:

  • uma era conservada para as próprias necessidades;

  • a segunda era reservada para o culto judaico e, finalmente,

  • a terceira parte era distribuída entre os pobres.

Eles continuavam rezando confiantes que Deus teria suscitado para eles uma descendência. Joaquim retirou-se ao deserto para rezar, onde permaneceu quarenta dias em jejum e oração.
Finalmente, um anjo apareceu a Joaquim comunicando-lhe uma boa notícia:

“ – Joaquim, disse o anjo, tua oração foi ouvida. Uma filha te será dada, a quem darás o nome de Maria”.

Também Ana recebeu um aviso do anjo:

”  – Ana, Ana, o Senhor darás à luz e, por toda a terra, falar-se-á de tua descendência”.

Ao voltar Joaquim para casa, eis que sua esposa atirou-se em seus braços exclamando cheia de alegria:

‘Agora sei que o Senhor derramou sua bênção sobre o nosso lar; pois eu era como uma viúva, era estéril, mas agora meu seio já concebeu, seja bendito o Altíssimo!’

Então, fez o voto de consagrar a menina prometida por Deus ao serviço do Templo.
De fato, a menina (Maria) foi levada mais tarde pelos pais, Joaquim e Ana, para o Templo, onde foi educada, ficando aí até o tempo do noivado com José.
No ano da anunciação, já era falecida Sant’Ana, tendo alcançado uma idade de 79 anos, como refere a tradição. Foi sepultada junto de seu esposo. Muitos anos depois, transferiram as suas relíquias para a Igreja do sepulcro de Nossa Senhora, no vale de Josaphat.
O Calendário Litúrgico da Igreja Romana comemora no dia 26 de julho a memória de São Joaquim e Sant’Ana. No entanto, o culto deles foi difundido na Igreja desde o século VI. Começou no Oriente e depois passou para a Igreja Romana. Neste caso, a devoção foi muito mais popular. Ela difundiu-se, sobretudo, nos povos nórdicos, onde o nome Ana é mais usado. Também no Brasil, o culto a Sant’Ana é muito conhecido. Antes, ela mereceu o título que só é reservado à sua Filha, isto é, Senhora Sant’Ana.

Sant'Ana, mãe da Santíssima Virgem Maria e esposa de São Joaquim, vem sempre acompanhada de sua filha. Nesta representação, as duas caminham de mãos dadas e Nossa Senhora segura seu livro. Acervo: Imaginária. http://www.mas.ufba.br/obra.asp?peccodigo=63
Sant'Ana, mãe da Santíssima Virgem Maria e esposa de São Joaquim, vem sempre acompanhada de sua filha. Nesta representação, as duas caminham de mãos dadas e Nossa Senhora segura seu livro. Acervo: Imaginária.http://www.mas.ufba.br/obra.asp?peccodigo=63

FRANCISCO E CLARANOSSA SENHORA DE FÁTIMA
http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/dons-do-espirito.jpg?w=130&h=120

.

Santa´Ana, Padroeira de Macaraú
ana
___________________________
HINO A SANT´ANA (1)
Santa Mãe da que por filha
Te elevou ao pé da cruz
Ouve os rogos de quem trilha
Os caminhos de Jesus
Mãe da virgem oh! Sant´Ana
Lá, da glória verdadeira
Mostra ao povo que te aclama
Como és nossa padroeira (Bis)
Santa Mãe da Mãe de Deus
Ouve o povo a te implorar
Se estas preces sobem aos céu
Baixa a terra o teu olhar
___________________________
HINO A SANT´ANA (2)
Da Mãe de Deus progenitora,
Dignai-vos ouvir a nossa voz,
Mostrando-nos a protetora
De um povo que se consagra a vós
Sant´Ana em que suave alegria
Desperta a festa o nosso folgar
Por vós iremos à Maria /
Para por ela a Jesus chegar / bis
Junto a Maria Imaculada,
A Padroeira potente sois,
Mas pode a alma degredada
A confiança voltar-se, pois
___________________________
HINO A SANT´ANA (3)
Centro de amor e de ternura, /
Mãe adorável da Virgem pura / bis
Anjos cantai, com alegria, /
Salve Sant´Ana, Mãe de Maria / bis
Luz divinal do sol poente, /
Iluminai a nossa mente. / bis
Vossa virtude tudo suplanta,
Quis Deus confiar-vos a Virgem santa. / bis
Nos desenganos, na lida insana, /
O nosso amparo, sede Sant´Ana. / bis
___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário