sexta-feira, 31 de outubro de 2014

APÓS I Vésperas
31 de outubro
COMPLETO
(Oração antes da noite de descanso)
46Proclama minha alma engrandece ao Senhor,
meu espírito exulta de alegria em Deus, meu 47se Salvador
48porque olhou para a humildade de sua serva.
De agora em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações
49porque poderoso fez em mim grandes coisas,
santo é o seu nome,
50m misericórdia sobre aqueles que temem
por gerações.
51The mostrou força com seu braço,
dispersou os soberbos de coração,
52derriba os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes,
53a fome repleto de coisas boas
e despediu os ricos de mãos vazias.
54Auxilia Israel, seu servo, consciente da sua misericórdia 55 como havia prometido a nossos pais , a Abraão e à sua descendência para sempre.


Anima mea Dominum 46Magníficat *:
47Et Meus exsultávit spiritus em Deo *, Salutari mijo.
48Quia respexit humilitatem ancillae suae: * ecce enim ex hoc omnes generatiónes beátam dicent mim.
49Quia fecit mihi magna qui est potens: * et sanctum nomen ejus.
Misericordia eius 50Et descendência em descendência * timéntibus eum.
Potentiam 51Fecit em suo brachio: * Dispersit superbos cordis sui mente.
52Depósuit poderoso anfitrião, * et exaltavit humiles.
53Esuriéntes implévit bonis: * et dívites dimísit inane.
54Suscépit Israel, púerum suum * recordátus Misericordiae suae.
55Sicut locutus est ad patres nostros, * Abraham, et ejus em saecula semini.
Cântico da Bem-Aventurada Virgem Maria
Queridos irmãos e irmãs,
1. meu amado predecessor, o Papa João Paulo II memorable've chegou ao fim da longa jornada que começou exatamente há cinco anos, na primavera de 2001. Este grande Papa queria ir no seu todo catequese seqüência de salmos e cânticos que constituem o quadro fundamental da oração da Liturgia das Laudes e Vésperas.
Após a peregrinação a esses textos, tem sido como uma viagem para o jardim de flores de louvor, invocação, oração e contemplação, hoje vamos refletir sobre o Cântico com que cada celebração das Vésperas idealmente conclui: Magnificat ( Lc 1,46-55).
É uma canção que revela justamente a espiritualidade de anawim bíblica, isto é, os fiéis que reconheceu "pobre" não só por sua distância de qualquer tipo de idolatria da riqueza e do poder, mas também pela profunda humildade de seu coração, rejeitando a tentação do orgulho, aberto para o surgimento da graça salvadora. Na verdade, todo o Magnificat, que acabamos de ouvir cantada pelo coro da Capela Sistina, é marcada por esta "humildade" em tapeinosis grego, indicando uma condição de humildade e pobreza de concreto.
2. O primeiro movimento do cântico mariano (cf. Lc 1,46-50) é uma espécie de voz solo sobe em direção ao céu para chegar ao Senhor. Acabei de ouvir a voz da Virgem fala bem de seu Salvador, que fez grandes coisas em sua alma e em seu corpo. Na verdade, deve-se notar que a música é composta na primeira pessoa: "A minha alma ... o meu espírito ... O meu bendito Salvador ... eu ... ter feito grandes coisas para mim ...". Assim, a alma da oração é a celebração da graça de Deus que tem quebrado o coração ea vida de Maria, fazendo dela a Mãe do Senhor.
A estrutura íntima do seu canto de oração é, portanto, louvor, agradecimento, alegria, fruto da gratidão. Mas este testemunho pessoal não é solitário e íntimo, puramente individualista, porque a Virgem Mãe está consciente de ter uma missão a cumprir para a humanidade e sua história pessoal está inserido na história da salvação. Assim, você pode dizer: "Sua misericórdia sobre aqueles que o temem, de geração em geração" (50 v.). Com este louvor ao Senhor, o porta-voz da Virgin resgatadas todas as criaturas, que, em seu "fiat", e assim a figura de Jesus nasceu da Virgem, encontra a misericórdia de Deus faz.
3. Neste ponto, o segundo movimento poético e espiritual do Magnificat (cf. vv. 51-55) desenvolve. Tem uma natureza coral, como se a voz de Maria para fazer parte da comunidade dos fiéis que celebram a eleição surpreendente de Deus. No original grego, o Evangelho de Lucas tem sete verbos aoristas que indicam muitas outras ações que o Senhor trabalha de forma permanente na história: "... Faz proezas; dispersou os soberbos ...; divide os poderosos de seus tronos ...; ... Exaltou os humildes; a fome repleto de coisas boas ...; os ricos de mãos vazias ...; ajuda a Israel ".
Nestes sete ações divinas "estilo" é evidente no Senhor da história inspira o seu comportamento: ele se torna parte do passado. Seu projeto é muitas vezes escondido sob o domínio opaco dos assuntos humanos é, em triunfo "aos soberbos, os poderosos e os ricos." No entanto, espera-se que o seu poder secreto é revelado no final para mostrar quem são os favoritos reais de Deus: "Os que o temem", fiel à sua palavra, "os pobres, os famintos, Israel, seu servo" ou seja, a comunidade do povo de Deus que, como Maria, é feita por aqueles que são "pobres", pura e simples de coração. Este é o "pequeno rebanho", convidou medo não, porque vosso Pai se agradou em dar-vos o Reino (Lucas 12:32). Então, essa música nos convida a participar deste pequeno rebanho, para ser realmente membros do Povo de Deus em pureza e simplicidade de coração, com amor a Deus.
4. Vejamos agora o convite dirigido a nós por Santo Ambrósio em seu comentário sobre o texto do Magnificat. Diz este grande Doutor da Igreja: "Todos devem ter a alma de Maria para proclamar a grandeza do Senhor, todos devem ter o espírito de Maria para se alegrar em Deus. Embora, segundo a carne, não é apenas a mãe de Cristo, pela fé todas as almas geram Cristo, como cada um recebe em si a Palavra de Deus ... a alma de Maria proclama a grandeza do Senhor, eo seu espírito se alegra em Deus, porque consagrada alma e espírito ao Pai e do Filho, com carinho devoto adora um Deus, de quem todas as coisas são, e um só Senhor, pelo qual todas as coisas existem "(Esposizione de Vangelo secondo Luca, 2, 26-27: SAEMO, XI, Milão-Roma 1978, p 169) ..
Neste maravilhoso comentário do Magnificat Ambrose sempre me impressionam especialmente as palavras surpreendentes: "Embora, na carne, só existe uma mãe de Cristo, pela fé todas as almas geram Cristo, como cada um recebe em si mesmo a Palavra de Deus. " Assim, o santo doutor, interpretando as palavras da própria Virgem, convida-nos ao Senhor para encontrar uma casa em nossas almas e em nossas vidas. Não só nós carregamos em nossos corações; nós também trazemos ao mundo, para que também nós pode dar à luz a Cristo para os nossos tempos. Peçamos ao Senhor que nos ajude a louvar o espírito ea alma de Maria, e levar de volta para Cristo ao nosso mundo.
ANTÍFONA FIM DA VIRGEM SANTÍSSIMA
Salve Rainha, Mãe de misericórdia,
vida, doçura e esperança nossa,
Salve.
Para vós bradamos, os degredados filhos de Eva,
a ti suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.
Vire então, defensor mais gracioso,
devolve-nos os seus olhos misericordiosos,
e depois deste desterro nos mostrar Jesus,
bendito fruto do vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce Virgem Maria!

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