sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SÃO JOÃO BOSCO

João Bosco tinha apenas 9 anos quando teve uma experiência mística que era, na verdade, uma premonição do futuro que o aguardava. Sonhou que Nossa Senhora lhe mostrava como transformaria multidões de animais ferozes em mansos cordeiros. Decidiu então que seria padre mas sofreu muito até chegar lá.

João nasceu no Piemonte, na Itália, em 1815, filho de pais humildes. Suas dificuldades aumentaram muito com a perda precoce do pai, aos 2 anos. Passou a infância e a juventude na pobreza e, para se manter, trabalhou como garçom, alfaiate e sapateiro. Finalmente foi aceito no Seminário de Chieni e pôde realizar seu sonho. Recebeu a ordenação em Turim, em 1841.

Entre as grandes obras de São João Bosco está a criação da Ordem Salesiana, dedicada à educação da juventude e, cujo trabalho pode ser visto em várias partes do mundo até hoje.

Ele ainda criou várias escolas e oficinas, dando cultura e profissão aos jovens. Basta observar quantos colégios levam seu nome e veremos como foi importante sua atuação, tanto religiosa quanto social.

Além disso, foi também escritor e editor fecundo. Escreveu vários livros e fundou revistas, tipografias e editoras para difundir a fé católica. Ecumênico, respeitava e era respeitado pelos protestantes e judeus, tendo por várias vezes servido de intermediário entre a Igreja e o governo italiano.

São João Bosco morreu em 1888 e foi canonizado por Pio XI em 1934.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário