João nasceu no Piemonte, na Itália, em 1815, filho de pais humildes. Suas dificuldades aumentaram muito com a perda precoce do pai, aos 2 anos. Passou a infância e a juventude na pobreza e, para se manter, trabalhou como garçom, alfaiate e sapateiro. Finalmente foi aceito no Seminário de Chieni e pôde realizar seu sonho. Recebeu a ordenação em Turim, em 1841.
Entre as grandes obras de São João Bosco está a criação da Ordem Salesiana, dedicada à educação da juventude e, cujo trabalho pode ser visto em várias partes do mundo até hoje.
Ele ainda criou várias escolas e oficinas, dando cultura e profissão aos jovens. Basta observar quantos colégios levam seu nome e veremos como foi importante sua atuação, tanto religiosa quanto social.
Além disso, foi também escritor e editor fecundo. Escreveu vários livros e fundou revistas, tipografias e editoras para difundir a fé católica. Ecumênico, respeitava e era respeitado pelos protestantes e judeus, tendo por várias vezes servido de intermediário entre a Igreja e o governo italiano.
São João Bosco morreu em 1888 e foi canonizado por Pio XI em 1934.
(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário