Ano B - Dia:
29/06/2012
Jesus cura um leproso
Leitura
Orante
Mt
8,1-4
Jesus desceu do monte, e muitas multidões o seguiram. Então um
leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o
senhor pode me curar se quiser.
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
- Sim, eu quero. Você está curado.
No mesmo instante ele ficou curado da
lepra. Então Jesus lhe disse:
- Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá
pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você
está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.
Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura Orante rezando, com todos que se encontram neste
espaço da internet:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio,
Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
"Espírito Santo,
tu que vieste
dos céus abertos, do Pai,
e que permaneceste conosco, em Jesus,
tu que
habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa
inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar
com liberdade,
de modo que a nossa vida
seja sinal eloqüente da tua
caridade.
Amém."
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 8,1-4, e observo pessoas, palavras,
relações, lugares.
No tempo de Jesus, o portador de lepra era
considerado impuro e pecador. A doença era vista como castigo de Deus. Por isso,
a pessoa deveria afastar-se da sociedade e viver em um lugar deserto. Jesus se
sensibilizou com a dor, o sofrimento e a exclusão daquele homem. E o cura.
Depois diz ao homem curado: "Vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois,
a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que
Moisés ordenou." Este exame era necessário para reintegrar a pessoa curada, ou
seja, devolver o homem ao convívio social.
O leproso era o caso extremo de
modelo da marginalização religiosa e social. Declarar injusta a exclusão do
leproso significava denunciar toda e qualquer marginalização. Ao curar o homem,
Jesus "tocou" nele. Ao tocá-lo, violou a Lei. Se alguém tocasse um leproso,
ficava também impuro, (Cf Lv 5,5-6).
Com isso, Jesus declarou que a
marginalização, embora pretenda respaldar-se na Lei divina, não vem de Deus. Em
conseqüência, é inadmissível e injustificável marginalizar alguém em nome de
Deus. O leproso torna-se representante de todos os que, em nome de uma Lei
religiosa, eram excluídos pela sociedade.
2. Meditação (Caminho)
O
que o texto diz para mim, hoje?
Tenho algum preconceito? Quem marginalizo?
Denuncio a lepra social das injustiças e discriminações?
Os Bispos na
Conferência de Aparecida manifestaram uma preocupação: "Frente a esta forma de
globalização (dinâmica de concentração de poder e de riqueza), sentimos um forte
chamado para promover uma globalização diferente, que esteja marcada pela
solidariedade, pela justiça e pelo respeito aos direitos humanos, fazendo da
América Latina e do Caribe não só o Continente da esperança, mas também o
Continente do amor, como propôs SS. Bento XVI no Discurso Inaugural desta
Conferência". (DAp 64).
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a
dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
"Jesus, Mestre: que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu
fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas
mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que
eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu
esteja em ti e tu em mim. Amém".
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual
meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de solidariedade para
com os que sofrem.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para
nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso,
Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
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