O Santo nosso de cada dia
Apresentar a vida dos santos católicos,
beatos,mártires e leigos, bem como datas e eventos importantes do calendário
litúrgico católico.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
São Silvério - Papa
20/06 - O pontificado de São
Silvério coincide com a ocupação da Itália pelos imperadores bizantinos. A nota
característica do seu governo é a firmeza e intrepidez com que defendeu os
direitos da igreja, contra a imperatriz Teodora. Eis o fato como os hagiógrafos
o relatam.
O Papa Agapito, antecessor de Silvério, tinha deposto o bispo de Constantinopla, Antimo, por este haver defendido a heresia eutiquiana. A imperatriz, fautora da mesma heresia, desejava ver Antino reabilitado na jurisdição episcopal, desejo que Agapito não quis atender e não atendeu. Morto este Papa, Virgílio, diácono romano, apresentou-se à imperatriz Teodora, prometendo-lhe a reabilitação de Antimo se apoiasse sua candidatura ao pontificado. Teodora deu a Virgílio uma carta de apresentação a Belisário, general bizantino, que se achava na Itália, recomendando-lhe apoiasse a eleição.
Entretanto foi eleito Papa Silvério e como tal reconhecido. A este a imperatriz se dirigiu, exigindo a reabilitação dos bispos, por Agapito depostos, e a anulação das decisões do Concílio de Chalcedon, que tinha condenado a heresia de Eutiques. Nesse ofício arrogante Teodora ameaçou o Papa com a deposição, caso não lhe acedesse às exigências. A resposta de Silvério foi respeitosa, mas negativa. Com franqueza e firmeza apostólicas declarou à imperatriz que estaria pronto a sofrer prisão e morte, mas não cederia um ponto das constituições do Concílio.
Teodora não se conformando com esta resposta, ordem deu a Belisário de afastar Silvério de Roma e pôr Virgílio na cadeira de São Pedro. Para não cair no desagrado da imperatriz, Belisário prontificou-se a executar a ordem, mas desejava ter em mãos outros documentos, a pretexto dos quais pudesse proceder contra o Papa. Tirou-o do embaraço sua ímpia mulher Antonina. Esta lhe fez chegar às mãos uma carta falsificada, que trazia as armas e assinatura de Silvério, carta em que o Papa se teria dirigido aos Godos, prometendo-lhes entregar Roma, se lhe viessem em auxílio. Belisário estava a par do que se passava, e bem sabia qual era a autoria da carta. Não obstante, para obsequiar a mulher, citou Silvério à sua presença, mostrou-lhe a carta, acusou-o de alta traição e, sem esperar pela defesa da vítima, ordenou que lhe tirassem as insígnias pontifícias e lhe pusessem um hábito de monge, e assim o mandou para o desterro. No mesmo dia Virgílio assumiu as funções de Sumo Pontífice.
A consternação e indignação dos católicos eram gerais. Só Silvério bendizia a graça de sofrer pela justiça. O Bispo de Pátara, diocese que deu agasalho ao Papa desterrado, pôs-se a caminho de Constantinopla, com intuito de defender a causa de Silvério. Recebido pelo imperador Justiniano, fez-lhe a exposição clara das cousas ocorridas, e mostrou-lhe a injustiça feita ao representante de Cristo. Justiniano ordenou que Silvério fosse imediatamente levado a Roma, e que a permanência na metrópole lhe fosse vedada só no caso de se provar o crime de alta traição. Belisário e o antipapa Virgílio souberam impossibilitar a volta de Silvério para Roma. Apoderaram-se dele e transportaram-no para a ilha Palmaria. Lá o sujeitaram a um tratamento indigno e sobremodo humilhante. Silvério, porém, ficou firme na justa resistência à tirania e usurpação. Longe de reconhecer a autoridade de Virgílio, excomungou-o e deu do exílio sábias leis à igreja. Nunca se lhe ouviu uma palavra sequer de queixa contra os planos e desígnios de Deus. Ao contrário, no meio dos sofrimentos e provações, louvava e enaltecia a sabedoria e bondade da Divina Providência.
Três anos passou Silvério no desterro. Liberato, historiador contemporâneo de Silvério, diz que o Santo Papa morreu de fome. É considerado mártir da Igreja.
O Papa Agapito, antecessor de Silvério, tinha deposto o bispo de Constantinopla, Antimo, por este haver defendido a heresia eutiquiana. A imperatriz, fautora da mesma heresia, desejava ver Antino reabilitado na jurisdição episcopal, desejo que Agapito não quis atender e não atendeu. Morto este Papa, Virgílio, diácono romano, apresentou-se à imperatriz Teodora, prometendo-lhe a reabilitação de Antimo se apoiasse sua candidatura ao pontificado. Teodora deu a Virgílio uma carta de apresentação a Belisário, general bizantino, que se achava na Itália, recomendando-lhe apoiasse a eleição.
Entretanto foi eleito Papa Silvério e como tal reconhecido. A este a imperatriz se dirigiu, exigindo a reabilitação dos bispos, por Agapito depostos, e a anulação das decisões do Concílio de Chalcedon, que tinha condenado a heresia de Eutiques. Nesse ofício arrogante Teodora ameaçou o Papa com a deposição, caso não lhe acedesse às exigências. A resposta de Silvério foi respeitosa, mas negativa. Com franqueza e firmeza apostólicas declarou à imperatriz que estaria pronto a sofrer prisão e morte, mas não cederia um ponto das constituições do Concílio.
Teodora não se conformando com esta resposta, ordem deu a Belisário de afastar Silvério de Roma e pôr Virgílio na cadeira de São Pedro. Para não cair no desagrado da imperatriz, Belisário prontificou-se a executar a ordem, mas desejava ter em mãos outros documentos, a pretexto dos quais pudesse proceder contra o Papa. Tirou-o do embaraço sua ímpia mulher Antonina. Esta lhe fez chegar às mãos uma carta falsificada, que trazia as armas e assinatura de Silvério, carta em que o Papa se teria dirigido aos Godos, prometendo-lhes entregar Roma, se lhe viessem em auxílio. Belisário estava a par do que se passava, e bem sabia qual era a autoria da carta. Não obstante, para obsequiar a mulher, citou Silvério à sua presença, mostrou-lhe a carta, acusou-o de alta traição e, sem esperar pela defesa da vítima, ordenou que lhe tirassem as insígnias pontifícias e lhe pusessem um hábito de monge, e assim o mandou para o desterro. No mesmo dia Virgílio assumiu as funções de Sumo Pontífice.
A consternação e indignação dos católicos eram gerais. Só Silvério bendizia a graça de sofrer pela justiça. O Bispo de Pátara, diocese que deu agasalho ao Papa desterrado, pôs-se a caminho de Constantinopla, com intuito de defender a causa de Silvério. Recebido pelo imperador Justiniano, fez-lhe a exposição clara das cousas ocorridas, e mostrou-lhe a injustiça feita ao representante de Cristo. Justiniano ordenou que Silvério fosse imediatamente levado a Roma, e que a permanência na metrópole lhe fosse vedada só no caso de se provar o crime de alta traição. Belisário e o antipapa Virgílio souberam impossibilitar a volta de Silvério para Roma. Apoderaram-se dele e transportaram-no para a ilha Palmaria. Lá o sujeitaram a um tratamento indigno e sobremodo humilhante. Silvério, porém, ficou firme na justa resistência à tirania e usurpação. Longe de reconhecer a autoridade de Virgílio, excomungou-o e deu do exílio sábias leis à igreja. Nunca se lhe ouviu uma palavra sequer de queixa contra os planos e desígnios de Deus. Ao contrário, no meio dos sofrimentos e provações, louvava e enaltecia a sabedoria e bondade da Divina Providência.
Três anos passou Silvério no desterro. Liberato, historiador contemporâneo de Silvério, diz que o Santo Papa morreu de fome. É considerado mártir da Igreja.
Fonte: www.paginaoriente.com
terça-feira, 19 de junho de 2012
São Gervásio e São Protásio
19/06 -
Entre os muitos méritos de Santo Ambrósio, o grande Bispo de
Milão, foi a exaltação e devoção de alguns mártires que ele encontrou por toda
sua diocese. Construída no século I, a pastoral de Ambrósio parecia ainda
abrigar muitos corpos, ocultos, de mártires das perseguições dos séculos
precedentes.
Muito célebre se tornou a
exumação dos mártires Gervásio e Protásio, depois de uma visão que Ambrósio teve
na qual lhe foi indicado o lugar de suas sepulturas. Ambos foram encontrados em
18 de junho de 386, quando suas lembranças já estavam se perdendo entre os
fiéis.
Ambrósio contou inclusive com
o crédito de seu contemporâneo amigo Agostinho, o Bispo de Hipona, que neste
período estava em Milão. No seu livro: "Confissões", Agostinho escreveu: "citado
bispo teve uma revelação em visão sobre o lugar onde jaziam os corpos dos
mártires Protásio e Gervásio, os quais por muitos anos haviam estado repousando
incorruptos, para se apresentarem na hora oportuna e refrear a raiva de uma
senhora real".
Ele se referia a imperatriz
Justina que, apoiada por quase toda a corte romana, pretendia transferir
Ambrósio para entregar a Diocese aos hereges arianos. Mas teve que desistir,
pois a comoção popular foi imensa com o traslado destas relíquias, no dia
seguinte, feita pelo Bispo em intenção litúrgica, a exemplo das cerimônias de
traslado litúrgico orientais.
O acontecimento foi
inacreditável, arrebatando uma multidão de fiéis, ocorrendo inúmeros milagres e
graças. Os dois Santos tiveram logo uma notável popularidade. Inclusive
propiciou um grande impulso em todo o mundo cristão do Ocidente, assinalando uma
reviravolta decisiva na história da veneração e do culto aos Santos e as suas
relíquias para toda a Igreja.
A tradição nos narra que
Gervásio e Protásio eram gêmeos e os únicos filhos de Vidal e Valéria, cidadãos
da nobreza de Milão. Pais e filhos haviam sido convertidos pelo bispo São Caio.
Em vista disto mandaram construir a igreja de Milão, em 63. Mas depois Vidal e
Valéria foram mortos testemunhando a fé, durante o governo do imperador Nero, em
68.
Órfãos dos pais, os dois
irmãos venderam todos os bens, entregaram o que arrecadaram ao Bispo, para
terminar a construção da igreja e distribuir aos pobres e se recolheram numa
pequena casa afastada onde passaram dez anos em orações e penitências.
Denunciados como cristãos foram torturados lentamente, e depois assassinados.
Gervásio morreu sob os golpes dos chicotes e Protásio, além disto, foi
decapitado.
Os irmãos gêmeos Gervásio e
Protásio, Santos mártires, recebem a veneração litúrgica em 19 de junho, mesmo
dia em que suas relíquias foram transferidas para igreja de Milão, aquela
construída por sua família. Em 1874, as relíquias de ambos foram transferidas e
colocadas ao lado da sepultura de Santo Ambrósio, na igreja à ele dedicada,
também em Milão, Itália.
Fonte:
www.prestservi.com.br
Marcadores: São Gervásio e São Protásio - 19 de Junho
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Beata Osanna de Mântua
18/06 - As informações que temos da
Beata Osanna de Mântua é derivada de dois contemporâneos que a conheceram e
escreveram imediatamente depois de sua morte. Uma das biografias foi lavrada
pelo mestre da Ordem Dominicana e por um Teólogo muito notável, Silvestre de
Ferrara (1505) e outra (1507) pelo monge Jerome de Olivetan (beneditino
reformado) que, nos últimos anos da vida de Osanna, tornou-se seu confidente e
guia espiritual. Sua biografia consiste pela maior parte em registro detalhado
de conversações Osanna com seu diretor espiritual. Jerome diz que Osanna era
muito relutante, mesmo com ele, em que confiava completamente, para falar de
suas experiências espirituais; mas descreve repetidamente como ele paciente a
manteve, mediante questionamentos e busca de informações que guardou para si,
cujo fim, como ele diz, servia para suas próprias "consolações espirituais e
fonte de inspiração". Um processo difícil, segundo ele, pois que Osanna
costumava entrar em êxtase cada vez que se começava a falar de Deus.
Nasceu em 1449 em Mântua,
filha de nobres italianos, Nicolaus e Agnespais. Diz Jerome que na idade de
cinco ou seia anos, Osanna teve sua primeira experiência mística, uma visão da
Trindade, dos nove coros dos anjos e da criação material, quando Jesus como uma
criança da sua própria idade, carregava uma cruz. Mais tarde, viu-o outra vez no
jardim da casa família entre as videiras. Como entrasse já em êxtase em tenra
idade, tornou-se muito retraída. Os pais incomodavam-se sobremaneira com o seu
comportamento e chegaram a pensar que a filha fosse portadora de epilepsia.
Ainda durante sua infância
acabou perdendo os pais, tornando-se assim responsável pelo lar, cuidando dos
irmãos que controlou e educou com grande prudência e responsabilidade, além de
manter grande hospitalidade e caridade com os pobres. Não obstante, apesar de
todas estas responsabilidades domésticas e caritativas, passou a experimentar
uma vida mística cada vez mais intensa. Quando ainda vivia seu pai, ela recusou
casamento porque já sentia inclinação para tomar o hábito dominicano e o
declarara isso. Mas, segundo revelação feita a ela, não era momento para fazer
profissão, mesmo na Ordem Terceira.
Foi permitido compartilhar os
sofrimentos de Cristo pela causa da Igreja e da Itália, então marcada por rixas
e guerras. Finalmente, quando tinha 30 anos, recebeu os estigmas em sua cabeça,
depois no lado e em seguida nos pés. Teve também uma visão em que seu coração
foi transformado e dividido em quatro partes.
A Paixão de Cristo era sentida
intensamente nas quartas e nas sextas-feiras. Em seu caso, os estigmas não
parecem ter sangrado, mas apareciam simplesmente como manchas avermelhadas,
intensamente dolorosas. Manteve-os escondidos de todos, exceto de alguns de seus
empregados, mas às vezes a dor nos pés eram tão grandes que a impossibilitava de
andar. Por muitos anos, assim como Santa Catarina de Siena, viveu quase sem
nenhum alimento. No discurso dessas matérias, pediu ao seu diretor espiritual
que guardasse absoluto segredo.
Entretanto, sua fama acabou
espalhando-se entre a população porque algumas vezes foi vista em público, em
êxtase profundo. As visitas e conselhos espirituais tornaram-se constantes,
resultando na oposição considerável dos frades dominicanos de Mântua que,
entretanto, cessaram as críticas quando souberam que um dos seus, Dominic de
Crema, mantinha o registro de todas as experiências espirituais de Osanna, que
infelizmente perderam-se após sua morte.
Faleceu santamente, de causas
naturais em 18 de julho de 1505. Foi beatificada pelo Papa Leão X e é invocada
como patrona das meninas estudantes.
Seu corpo incorrupto
encontra-se em exposição sob o altar de Nossa Senhora do Rosário na catedral de
Mântua, Itália. Em 1965 seu corpo foi examinado interiormente e exames profundos
determinaram bom estado de preservação (após 460 anos).
Fonte:
www.paginaoriente.com
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