terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Novena à Nossa Senhora Auxiliadora



Maio é tempo de homenagear Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de nossa comunidade. Em maio acontecem inúmeras atividades e orações em louvor e honra da Mãe de Jesus.
O termo "Auxiliadora dos Cristãos" remonta do século XVI, quando a expressão foi introduzida na Ladainha de Nossa Senhora pelo Papa São Pio V, após a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos, 1571. Os soldados do exército cristão depois de receberem a Eucaristia, invocando o nome de Maria, Auxilio dos Cristãos, foram à luta. Três horas mais tarde conquistaram a vitória, daí o título Auxiliadora dos Cristãos".
A data que se comemora, dia 24, está ligada à prisão do Papa Pio VII feita pelo rei Napoleão. Durante cinco anos Pio VII passou por horríveis sofrimentos. Só ao fim desse período, quando o poder político de Napoleão começou a desaparecer, o pontífice foi libertado. O Papa entrou solenemente em Roma, aclamado pela população. Recuperou a Santa Sé e voltou a exercer suas funções, atribuindo a própria sobrevivência à Mãe Maria. Dessa forma, em 1815, instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, a ser celebrada no dia 24 de maio.
A devoção se propagou e muitos países de vários continentes a celebram como sua padroeira.
Novena à Nossa Senhora Auxiliadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário