sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Matriz de Nossa Senhora da Assunção




Praça Prof. Soares Ferreira s/n° Boa Morte
Barbacena-Mg
Tel: (32) 3331-4845

A origem deste grandioso templo remonta a fundação da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, em 1754, ainda na Matriz de Nossa Senhora da Piedade.
Visão externa sob Pôr-do-sol da Igreja Matriz De N.Sra. da Assunção
Visão externa sob Pôr-do-sol da Igreja Matriz De N.Sra. da Assunção

A decisão de construir a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, hoje Nossa Senhora da Assunção, foi tomada pela Irmandade no final do século XVIII. A previsão de construção do templo data de 21 de outubro de 1792, tendo as obras de construção se estendido até meados do século XIX.
Apesar das informações inconsistentes sobre o início da obra, depreeende-se que foi iniciada em 1816 quando se optou em erguer uma nova igreja em substituição à primitiva capela inicial.
A Igreja ficou conhecida pelos antigos barbacenenses como Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, sendo que em 1991 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, tornando-a como sede da Paróquia, com aprovação eclesial da Arquidiocese de Mariana, por Dom Luciano Mendes de Almeida.
Foto da Fachada Principal
Fachada Principal

Foto panoramica da Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Visão Panorâmica

De estilo arquitetônico barroco, este templo apresenta uma conjunção de elementos arquitetônicos de predominância neoclássica devido às inúmeras interferências as quais o templo sofreu no decorrer da sua construção.
Com sua frente voltada para leste apresenta em seu frontispício bonitos e bem dispostos trabalhos em pedra.
Detalhes em Pedra da Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Detalhes em pedra

A bonita fachada é plana e possui elementos decorativos do período do Rococó. Outra influência desse estilo está nas torres redondas o que demonstra a influência de alguns templos mineiros do final do século XVIII.
Torre da Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Torre da Igreja

Na decoração do seu interior, o destaque é para a talha neoclássica, estilo raro de ser encontrado em Minas Gerais.
Detalhes em Talha neoclássica
Detalhes em Talha Neoclássica

Seu altar em azul e branco onde uma Nossa Senhora da Assunção ocupa o ápice e abaixo dela está uma Imagem da Virgem em repouso.
Altar da Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Altar

Nossa Senhora em Repouso
Nossa Senhora em repouso

Sobressaem, ainda, as pinturas do forro da nave, do artista local Osmar Faria.
Forro da Igreja 1
Forro da Igreja 2
Forros

Completando a decoração têm se também lustres de cristal que foram doados pela Baronesa Maria Rosa no século XIX.
lustre de cristal
Lustre de Cristal

Foi instituída em 01 de novembro de 2006 a "Adoração Diurna do Santissímo Sacramento da Eucaristia" realizada numa capela lateral situada à esquerda ainda dentro do santuário. Esta adoração, elogiada pela Santa Sé, tem como intenção um incentivo pastoral e prático de promover entre os cristãos a Adoração a Jesus Sacramentado. Tal liturgia é sempre feita por um grupo de fiéis de forma silenciosa e individual. Não é permitido quaisquer tipo de orações ou cânticos em voz alta incluindo terços, novenas etc. O sacrário só permanece aberto com a presença de um Ministro da Igreja, sendo obrigatoriamente fechado na ausência deste.
Capela de Adoracao ao Santissimo
Capela de Adoração ao Santíssimo Sacramento

A Igreja têm um cemitério situado aos fundos, o qual possui dezenas de túmulos de mármore, entre os quais existem muitos que são verdadeiras obras primas de escultura. Gabriela Andrada, a filha do patriarca da Independência, que viveu e morreu em Barbacena, encontra-se sepultada neste cemitério.
Cemiterio da Boa Morte
Vista da Entrada do Cemitério da Boa Morte
  
Escultura Cemiterio da Boa Morte
Uma das Esculturas do Cemitério da Boa Morte

O processo de tombamento da Igreja foi iniciado em 1986 pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN, sendo o mesmo homologado em 15 de novembro de 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário