quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nossa Senhora das Dores - Pirenópolis - Goiás- Brasil



Nossa Senhora das Dores - Pirenópolis - Goiás- Brasil




É padroeira do município e da Diocese de Guaxupé, em Minas Gerais. também é padroeira da cidade de Candiba no sudoeste da Bahia, e também é padroeira da capital do Estado do PiauíTeresina, onde é venereda no dia 15 de setembro, dia esse em que acontece uma celebração final com a procissão que sai da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo acompanhada por uma legião de pessoas que vão se formando a medida que a imagem vai passando pelas ruas do centro da cidade, até a sede da Catedral, onde é recebida por uma multidão de fieis com chuvas de petálas de rosas, folguetes e salvas de palmas, que simbolizam a fé e devoção pela Santa Padroeira.
Em Pirenópolis e Magé é venerada na Semana Santa, com o Setenário, e procissão.
Em Mantenópolis é venerada no dia 15 de setembro, a festa começa no mês de agosto com a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas comunidades da Paróquia, iniciado pela comunidade São Geraldo e indo até o município de Alto Rio Novo, que também faz parte da paróquia. Cada comunidade leva até a comunidade vizinha até o dia 15 de setembro, quando a imagem desce em Carreata desde o município de Alto Rio Novo até Mantenópolis, onde há uma Missa que é presidida pelo bispo de São Mateus finalizando a novena. Logo após à missa, há uma apresentação artística de cantores contratados pela paróquia.
Em Boa Esperança, (MG) é venerada na Semana Santa com o Setenário das Dores, e na semana do dia 15 de Setembro. Celebram-se missasdurante sete dias, até o dia de sua festa, quando, além de procissão por toda a cidade, celebram-se duas missas: uma de manhã, antes da procissão, e outra à noite.
Também em Marilândia do Sul, (cidade do interior do Paraná), se tem como fé religiosa a devoção a Nossa Senhora das Dores, na qual a promissão de fé do povo, se deu o nome do município (Mari="Maria") e (lândia=terra"),ou seja, Terra de Maria, em devoção à Santa. Após a posse do Padre José Natalício, da igreja matriz do município em 2008, é comemorada no mês de setembro a festa da paroquia em festejos em homenagem à santa, que como em Boa Esperança em Minas Gerais, é celebrado um Setenário de missas, em homenagem as sete dores de Maria. Os festejos do mês de setembro da Paroquia Nossa Senhora das Dores de Marilândia do Sul, vem conquistando cada vez mais o reconhecimento cultural regional, por sua organização através da fé, com boas festas, e leilões à tarde do domingo em que se comemora os festejos.
É a Santa Padroeira da cidade de Miracatu - SP.
É também alvo de particular culto em Malta e na Espanha (sendo orago dos seguintes municípios: AlanísAlbuñuelasAlhama de GranadaArévaloAyamonteBlancaCobisaCuencaGranada,GuadixGüevéjarLodosaLuzagaMedina del CampoUclésVeraVillarramiel e Villatuelda).
Orago == Em Portugal, é o orago de diversas freguesias, sob as seguintes invocações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário