sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


Matriz de Nossa Senhora da Piedade


Praça dos Andradas s/n° Centro
Barbacena-Mg
Tel: (32) 3331-6530

Construção do Século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade é o centro de todas as principais atividades religiosas da cidade.
Foto da Fachada Principal da Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Matriz de Nossa Senhora da Piedade

A fachada da Igreja é de pedra e barro cru, pintado de branco, com dois campanários quadrados curtos e acaçapados.O retábulo-mor data de 1770 e a decoração da nave apresenta um Rococó tardio.
As obras desta bela Matriz tiveram início em 1743, tendo como base o projeto do Sargento-mor José Fernandes Alpoim, o mesmo que desenhou o Prédio da Câmara e Cadeia de Ouro Preto, hoje Museu da Inconfidência.
Seu estilo arquitetônico barroco impressiona pela grandiosidade em si, totalmente atípico das principais igrejas datadas da mesma época.
Detalhe da Fachada Principal da Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Detalhe da fachada principal

Têm especial destaque nesta Igreja a Imagem de Nossa Senhora da Piedade, de origem portuguesa, adquirida em 1748, feita de madeira com policronia e ouro, orago principal da Matriz.
Imagem de Nossa Senhora da Piedade
Imagem de Nossa Senhora da Piedade


Esta imagem é parte imponente de um dos rituais católicos mais tradicionais da cidade de Barbacena, a Semana Santa, onde na Sexta-Feira há uma cerimônia litúrgica que consiste na descida da cruz da Imagem de Cristo, antes da Procissão do Enterro.

O altar-mor é branco e dourado com um Senhor Morto e uma Nossa Senhora de madeira pintada.
Foto do Altar da Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Altar

Seu interior é de beleza impresionante. O sacrário é grande com quatro candelabros maciços de metal dourado que sustentam os círios e completando a decoração dez belissímos lustres em cristal bacará.
Foto do Interior da Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Interior - Imagens tampadas sob pano vermelho devido ao período da Quaresma

Completam, ainda, o interior da Igreja, quatro lindas telas de óleo: A ressureição, Agonia no Horto, A Flagelação e Nossa Senhora ao Pé da Cruz.
Montagem de Quadros
Telas

Ainda dentro da Igreja, a tela Adoração da Cruz do século XX (1922) , de A. Fernandes, doada em 1950 pelos filhos de Alfredo Dollabela Portella, em sua memória. É uma pintura representativa da cerimônia de adoração e beijo da cruz. Os personagens têm feições suaves e delicadas com rostos bem personalizados. A ambiência onde se passa a cena se aproxima do Interior da própria Igreja.
Tela Adoração da Cruz
Tela Adoração da Cruz

A igreja possui ainda uma pequena capela lateral, onde o inconfidente Padre Manoel Rodrigues da Costa está sepultado, sendo o único Inconfidente não sepultado em Ouro Preto.
Capela Lateral da Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Imagens da Pequena Capela Lateral da Matriz de Nossa Senhora da Piedade


São duas as imagens nesta capela, a primeira, a bela imagem de Nossa Senhora das Dores, de origem portuguesa, do século XVIII, uma doação de Francisco Gonçalves Filgueiras, em Dezembro de 1787. Esta Imagem é, segundo a afirmação popular, a mais linda representação da Virgem das Dores.
Imagem de Nossa Senhora das Dores
Imagem de Nossa Senhora das Dores


A segunda imagem, a Imagem do Senhor Morto, de origem mineira do século XVIII, se faz presente na Sexta-feira Santa durante a realização da cerimônia de Descendimento da Cruz, na chamada popularmente de Procissão do enterro, onde dois cidadãos representando José de Arimatéia e Nicodemos, dois discípulos de Jesus, vão aos poucos desprendendo da cruz o corpo de Jesus que é colocado num esquife revestido de veludo preto sendo depois a imagem conduzida ao Altar onde é venerada durante todo o Sábado Santo.
Imagem do Senhor Morto
Imagem do Senhor Morto


Há, ainda, a Capela do Santíssimo, local próprio de adoração, reservado para orações e presença do sacrário, retirado do Altar, conforme orientação da Santa Sé.
Detalhe Capela do Santíssimo da Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Detalhe Capela do Santíssimo

Uma última capela faz parte da Igreja, a Capela de Nosso Senhor dos Passos.
Capela de Nosso Senhor dos Passos
Capela de Nosso Senhor dos Passos


A Matriz de Nossa Senhora da Piedade foi tombada em 1988, em nível federal pelo IPHAN (Insituto do Patrimônio Histórico Nacional) demonstrando a grande importância desta Igreja não somente para a História local, bem como referência na História do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário