sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia

Igrejas

RECIFE


Foto: Gil Vicente/DP/D.A Press
Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo | A basílica foi construída em 1687 e possui traços barrocos. No altar dourado, a imagem da padroeira Nossa Senhora do Carmo, em tamanho natural, se destaca. O altar principal abriga valiosas coroas de ouro e pedras preciosas. Foi neste convento que Frei Caneca ordenou-se sacerdote. Endereço: Largo de Nossa Senhora do Carmo, na avenida Dantas Barreto.

Capela Dourada | Considerada a expressão máxima da arte sacra barroca no Recife, seu forro é coberto de elaboradas pinturas. O altar dourado possui imagens do século XVIII. Dois grandes mártires franciscanos estão representados em painéis nas paredes laterais da igreja. Para quem quer conhecer um pouco da história cristã, o Museu Franciscano de Arte Sacra, que fica ao lado da capela, é um bom programa. Endereço: Rua do Imperador, s/n, bairro de Santo Antônio.

Concatedral de São Pedro dos Clérigos | Construída em 1782, sua fachada reproduz o Santuário de Santa Maria Maior de Roma. As armas de São Pedro e as imagens dos doze Apóstolos de Cristo e dos quatro Evangelistas estão entalhadas no teto da igreja, todo em madeira. Endereço: Pátio de São Pedro, s/n, São José.

Igreja das Fronteiras | Na casa paroquial dessa igreja vivia o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, que morreu em 1999. É conhecida como "Imperial Capela", já que abriga o emblema real em sua fachada. Endereço: Rua das Fronteiras, Boa Vista.

Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem | Não se conhece a data exata da construção da igreja. No início do século XVIII, o seu interior foi modificado e, a partir do século XIX, uma reforma externa restaurou o prédio. O altar de madeira em estilo colonial mostra imagens barrocas. Endereço: Praça Salgado Filho, Boa Viagem.

Igreja de Nossa Senhora do Terço | A construção, que data do ano de 1726, foi erguida onde antes havia apenas um nicho com a imagem de Nossa Senhora, no qual as pessoas costumavam rezar o terço. Na frente da Igreja, Frei Caneca foi esquartejado e teve suas vestes enterradas. Toda segunda-feira de Carnaval, os negros mortos nos tempos de escravidão são homenageados pelos maracatus: é a Noite dos Tambores Silenciosos, que acontece sempre à meia-noite, apenas ao toque de um surdo. Endereço: Pátio do Terço s/n, São José. Não há horário fixo para visitação.


Foto: Cecília de Sá Pereira/DP/D.A Press
Igreja Madre de Deus | A igreja, em estilo colonial, data do século XVIII e carrega no altar um oratório com a imagem do padroeiro da paróquia. Em 1971, a Madre de Deus foi danificada por um incêndio, mas ainda é possível encontrar em seu interior pinturas sacras, mobiliário em jacarandá e a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Passos. Endereço: Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife.

OLINDA

Convento de São Francisco
 | Erguida em 1585, a construção foi parcialmente destruída por um incêndio provocado pelos holandeses em 1631. A grande riqueza do convento fica por conta dos azulejos portugueses nos corredores. Além disso, o convento reúne duas capelas. Endereço: Ladeira de São Francisco, 280, Alto da Sé - Olinda.

Igreja da Sé | Construída em 1535, foi a primeira paróquia do Nordeste. Desde 1676 é a catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife. Do alto da Sé, é possível avistar uma paisagem inesquecível: as cidades de Olinda e Recife, juntas. Endereço: Largo da Sé, Alto da Sé - Olinda.


Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press
Igreja de Nossa Senhora do Amparo | As imagens desse templo são de grande valor barroco e afirmam a importância da arte sacra de Pernambuco. Sua construção é anterior a 1613, pois nesta data ela já funcionava como centro religioso. Foi atingida parcialmente pelo incêndio durante a ocupação holandesa, em 1631, sendo reedificada em 1644. Em 1992, as obras da última restauração foram concluídas, onde foram aflorados azulejos portugueses que estavam encobertos com um forro de madeira. A Capela, o altar-mor, os altares laterais e o forro são decorados no estilo barroco. Destaca-se das outras igrejas de Olinda por possuir mais altares laterais. Seu interior é singular. Seus altares demonstram a beleza das talhas douradas pernambucanas. Endereço: Largo do Amparo - Olinda.

Igreja de São Batista dos Militares | Foi o primeiro templo dos beneditinos de Olinda, em 1581. Escapou do incêndio holandês em 1631, por estar situada fora das portas da cidade e servir de quartel-general. Seu interior é simples, conservando a capela e o altar-mor, onde se encontra no nicho o padroeiro São João Batista.

Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia | A Igreja de Nossa Senhora da Luz e a Santa Casa de Misericórdia da Vila de Olinda foram fundadas em 1540. Em 1630, a Igreja foi saqueada pelos holandeses e incendiada no ano seguinte. Depois da saída dos flamengos, em 1654, a igreja foi reconstruída em estilo barroco. Apesar da reforma e do incêndio, o prédio conserva sua fachada primitiva. Endereço: Alto da Sé - Olinda.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos | A construção data do século XVII. Famosa por ser a primeira igreja em Pernambuco com Irmandade de negros e escravos, abriga um púlpito com gradil de ferro, dois altares laterais e um altar-mor com teto em madeira e nicho com a imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Endereço: Bonsucesso - Olinda.

Igreja de São Sebastião | Construída em 1686, a igreja foi dedicada a São Sebastião, protetor da peste, fome e guerra. No século XVII, uma epidemia de febre amarela urbana, a "Colera Morbus", atingiu Olinda. O governador da cidade ordenou que se fizesse uma procissão penitente de São Sebastião para exterminar a peste. A igreja é marcada pelo estilo colonial português com uma imagem do santo protetor no altar. Endereço: Varadouro - Olinda.

Igreja do Bom Jesus do Bonfim | Construída onde anteriormente havia um nicho de pedra e cal com um painel do Senhor do Bonfim, é uma das duas igrejas do Brasil a possuir a imagem do Bom Jesus do Bonfim. Data do ano de 1758, quando um morador da localidade pede permissão para fundação de uma igreja dedicada ao Senhor do Bonfim. Endereço: Rua do Bonfim - Olinda.

Igreja e Mosteiro de São Bento | É o segundo mosteiro beneditino em terras brasileiras, datando do século XVI. A igreja é conhecida como uma das mais ricas de Olinda e tem na fachada um imponente brasão, além da torre sineira que data do século XVIII. Endereço: Rua de São Bento, s/n, Varadouro - Olinda. 

Seminário de Olinda/ Igreja de Nossa Senhora da Graça | Foi o antigo Colégio Real dos Jesuítas, construído em 1575. A Igreja é de 1552. No prédio funcionaram o Colégio Arquidiocesano, a Faculdade de Arquitetura, a Escola de Agronomia e o Seminário da Arquidiocese. O Seminário está integrado aos grandes acontecimentos sociais, políticos e religiosos do país. Apesar das intervenções sofridas, o conjunto constitui uma mostra rara da arquitetura quinhentista. Excelente mirante. Rua Bispo Coutinho, s/n. Alto da Sé. Fone: (81) 3429-0627.

Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição | É um dos recolhimentos de freiras mais antigos do país. Construída no século XVI, a igreja foi reconstruída após a invasão holandesa e passou a funcionar como casa religiosa para mulheres abandonadas. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, com riquíssima pintura em ouro e policromia (séc. XVIII), e o teto ainda primitivo com importantes medalhões e pinturas da Virgem Maria merecem ser destacados. Rua Bispo Coutinho, s/n - Largo da Misericórdia. Fone: (81) 3429-3108.

Igreja do Carmo | É a mais antiga igreja da Ordem Carmelita em terras do Brasil, datando de 1580. Restaurada em 1720, apresenta uma belíssima fachada em estilo colonial renascentista. Está situada no topo de uma colina, na Praça do Carmo. Seu acesso é através de uma escadaria lateral.


Foto: Jaqueline Maia/DP/D.A Press
Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora do Monte | É uma das mais antigas de Olinda, construída na metade do século XVI. A igreja foi erguida numa colina afastada de outros monumentos históricos e, por isso, escapou do incêndio dos invasores holandeses. Atualmente, ela abriga a abadia das monjas beneditinas e é possível encontrar biscoitos artesanais, licores e cartões artísticos. Nos finais de manhã e tarde, há cantos gregorianos. Praça de Nossa Senhora do Monte, s/n. Fone: (81) 3429-0317.

Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe | Construída no século XVII, é uma das poucas igrejas da América do Sul sob a invocação da padroeira do México. Na época de sua construção, Portugal fazia parte do governo EFonthol, talvez esteja aí a explicação pela predileção da santa de devoção eFonthola. Praça Miguel Canuto, s/n - Guadalupe. Fone: (81) 3429-1914.

Igreja de Nossa Senhora do Desterro e Convento de Santa Tereza | Foi erguida após a vitória contra os holandeses, no século XVII. Possui, na sua fachada, singular nicho em pedra. Os altares ostentam requintadas talhas douradas, com preciosas imagens dos séculos XVII e XVIII, de santeiros pernambucanos. Av. Olinda, 570. Santa Tereza. Fone: (81) 3429-3686.

Igreja de Santa Cruz dos Milagres | A crença popular conta que houve uma grande seca e um boi pastando nas proximidades, onde antes era uma espécie de mangue, encontrou água que lhe saciou a sede. O povo interpretou o manancial como um milagre e construiu uma cacimba que ajudou no abastecimento de água da cidade. Em 1862, foi construída no local a igreja - uma das mais simples de Olinda. Largo dos Milagres, s/n - Milagres.

Igreja de São José dos Pescadores | Construída no começo do século XX por pescadores que habitavam o local. Rua do Sol, s/n - Farol.

Capela de São Pedro Advíncula | Construída em 1764, foi a Cadeia Eclesiástica. Os padres assistiam as missas das próprias grades da prisão. No seu interior, existe um altar com talhas de Dom João V e um belo quadro de São Pedro na prisão, com um anjo tirando-lhe as algemas. Rua 13 de Maio, s/n.

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres
 | Foi erguida em 1565 pelo General Francisco Barreto de Menezes, em agradecimento às vitórias das Forças da Restauração Pernambucana nas duas batalhas travadas no local contra os holandeses que invadiram a Capitania. Fica localizada nos Montes Guararapes, dentro do Parque Histórico de mesmo nome. Guarda imagens barrocas de grande valor histórico e obras de arte dos séculos 17 e 18, além dos restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis das batalhas da Restauração. A igreja fica aberta à visitação de terça a sábado, das 7 às 12h e das 14 às 17h.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade | Data de 1683, mas apresenta características das construções do século seguinte pelas reformas e ampliações pelas quais passou. É uma construção em alvenaria de pedra com um convento em anexo (daí ser também conhecida com Convento de Nossa Senhora da Piedade). Seu fundador, Francisco Gomes Salgueiro, doou a capela à Ordem Carmelita, sua atual mantenedora. Situa-se na beira-mar de Piedade, na altura do Market Place.

Igreja de Nossa Senhora do Loreto | Os historiadores acreditam que ela foi erguida em agradecimento a uma promessa feita por algum proprietário de terras da localidade, após a invasão holandesa. Tem estilo maneirista e é a única do Estado a apresentar alpendres no andar superior. No seu entorno, fica um enorme jardim e a visitação fica aberta ás terças e quintas das 8 às 10h e das 14 às 17h. Endereço: Rua Nossa senhora do Loreto, s/n, Piedade.


REGIÃO METROPOLITANA

PAULISTA

Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Ó
 | Situa-se a cerca de 1.500 metros do Forte de Pau Amarelo, no município de Paulista, e é um conjunto arquitetônico marcado por fato histórico de importância nacional: o desembarque das tropas flamengas em 1630, dando início à ocupação que duraria 24 anos. O conjunto é formado pela igreja datada de 1811 e apresenta características definidas da arquitetura religiosa brasileira rural do século XVIII.

Sítio Histórico de Nossa Senhora dos Prazeres de Maranguape | Construída em 1656, nas terras de Maranguape, a 15 quilômetros de Olinda, a igrejinha foi erguida como uma capela familiar, adquirindo importância no final do século XVII. Em 1917, ganhou predicamento de paróquia, passando a receber grandes obras de adorno. No início dos anos 50, a capela foi completamente destruída por um incêndio. Ficou marcada e ganhou veneração popular junto às ruínas da casa de Fernandes Vieira, seu fundador, e a casa paroquial que, hoje, integram o Sítio Histórico.

IGARASSU


Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião | É atualmente a Igreja mais antiga do Brasil. Foi construída em 1535 na cidade que hoje recebe o nome de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Durante o período da invasão holandesa foi depredada, mas reconstruída em 1654. O estilo é simples e tende para o maneirista. Em 1950, passou por um restauração que a deixou mais próxima das características iniciais. Todo dia 27 de setembro celebra-se o dia dos padroeiros de Igarassu em uma das mais antigas e tradicionais festas populares do País. O monumento foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 25 de maio de 1951.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
 | A igreja de Nossa Senhora do Rosário, fundada pela Irmandade dos Homens Pretos da Vitória, constitui um dos marcos da formação do município, cuja região foi desbravada e povoada no final do século XVI e início do século XVII. A igreja sofreu sucessivas reformas, apresentando uma arquitetura externa neoclássica. A decoração interna procede da segunda metade do século XIX e início do século XX. Endereço: Praça Dom Luiz de Brito, Centro - Vitória de Santo Antão.


ZONA DA MATA

GOIANA

Igreja de São Lourenço
 | A igreja de São Lourenço é uma das mais antigas do Estado. Não se sabe a data exata de sua construção, mas foi erguida em meados do século XVI. Apresenta características da arquitetura jesuítica. Embora esteja em precárias condições de conservação, a capela tem justificado seu tombamento por se tratar de exemplar de grande valor histórico e arquitetônico.


AGRESTE

BEZERROS

Igreja Matriz de São José
 | Uma das mais imponentes do interior do Estado, a Matriz de São José dos Bezerros, cidade situada no Agreste, tem características monumentais, com duas torres altas, fachada principal larga, com cinco portadas no térreo e correspondentes janelas rasgadas à altura do coro. A Matriz provavelmente foi levantada no século XVII pelos primeiros criadores de gado que desbravaram a região e sofreu diversas ampliações realizadas na capela original.


SERTÃO

CABROBÓ

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
 | A igreja de Nossa Senhora da Conceição localiza-se na área inicial do povoamento de Cabrobó, no Sertão do Estado, às margens do rio São Francisco, sendo a única edificação do antigo núcleo sobrevivente da cheia de 1919. Foi reconstruída em 1838. Embora com tendências variadas, a construção tem predominância neoclássica. O nicho do altar mor é em estilo rococó; o guarda-corpo do coro é feito em madeira. Esses detalhes, assim como algumas imagens, dão mostra da relevância artística do monumento.


FERNANDO DE NORONHA

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
 | Principal templo católico de Fernando de Noronha, esta igreja teve a construção iniciada em 1737 e foi finalizada depois de 35 anos. Em 1789, a igreja foi eclesiasticamente ligada à Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves - a Igreja da Madre de Deus - no Recife, e em 1981, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sete anos depois, ganhou "roupa nova" com uma reforma. A iluminação noturna completou a restauração, em 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário