segunda-feira, 4 de maio de 2015

SÃO CIRÍACO

Não se sabe até hoje se Ciríaco foi bispo da cidade de Ancona ou de Jerusalém, ou mesmo se teria sido bispo das duas, em épocas diferentes. O que se sabe é que a cidade de Ancona comemora hoje o dia de São Ciríaco, um santo bispo perseguido e martirizado junto com sua mãe Ana.

Para escapar da hostilidade de velhos correligionários, Ciríaco fugiu definitivamente da Palestina para se estabelecer na Itália e, finalmente, fixou-se na cidade de Ancona. Lá foi eleito bispo numa época em que o cristianismo, recém-saído da clandestinidade, estava em alta.

Apesar de estar em idade já bastante avançada, Ciríaco resolveu realizar um último desejo, que era voltar em peregrinação à Terra Santa para rever sua pátria e a pátria de Jesus Cristo. Lá chegando, foi martirizado pela espada de seu perseguidor e carrasco, Juliano, o apóstata.

Hoje, a cidade de Ancona ostenta uma enorme igreja, que até o século XIV era dedicada a São Lourenço, com o nome do seu santo padroeiro, São Ciríaco. É impossível chegar a Ancona, por terra ou por mar, sem avistar a enorme catedral no alto das colinas de Guasco.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário