quinta-feira, 28 de maio de 2015

Santos mártires londrinos

Hoje é dia dos Santos mártires londrinos. Santo Tomás Ford, São João Shert e São Roberto Johnson, sacerdotes, foram enforcados, estripados e esquartejados, no dia 28 de maio de 1582, por exercerem suas funções sacerdotais, e por negarem que a rainha Isabel fosse chefe supremo da Igreja na Inglaterra.
Dois dias depois, quatro sacerdotes foram também executados: São Guilherme Filby, São Lucas Kirky, São Lourenço Johnson e Santo Tomas Cottam. Acusados de conspiração, na realidade foram mortos por exercerem a função sacerdotal.
Além do testemunho da morte, testemunharam com a palavra. Santo Tomás declarou: "sou católico e morrerei nessa religião". São João Shert disse a respeito da rainha Isabel: "Ela não é chefe da Igreja da Inglaterra nem pode ser, assim como nenhum outro, mas tão-somente o pastor supremo" São Roberto Johnson, obrigado a rezar em inglês e não em latim, respondeu: "Eu rezo a oração que Cristo ensinou num língua que eu compreendo muito bem". São Lourenço Johnson disse: "Agradeço a sua Majestade a sua oferta de clemência, mas não devo proferir uma inverdade nem renegar minha fé".
Os santos mártires londrinos são modelos de heróica fidelidade a Cristo e ao Papa, vítimas da intolerância e da intromissão do poder político em questões de consciência e de fé.


Ouça o Santo do Dia na voz de Dom Edson de Castro Homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário