quarta-feira, 27 de maio de 2015


SANTO AGOSTINHO DE CANTUÁRIA

Um século após São Patrício ter convertido os irlandeses ao catolicismo, a atuação de Santo Agostinho foi tão importante para a Inglaterra que modificou as estruturas da região da mesma forma que seu antecessor, ao final do século VI.

O cristianismo já tinha chegado à ilha poderosa no início do século IV, mas a invasão dos saxões da Alemanha atrasou sua implantação e quase destrói totalmente a religião naquelas áreas.

Pouco se sabe a respeito da vida de Santo Agostinho antes de ser enviado à Grã-Bretanha. O que se conhece é que era monge beneditino e vivia num mosteiro, em Roma, fundado por São Gregório Magno. Foi justamente este célebre papa que ordenou o envio de missionários às ilhas britânicas.

Em 596 para lá partiu uma expedição de quarenta monges, todos beneditinos e sob a direção do nosso santo de hoje. Agostinho primeiro passou pela França e se inteirou das dificuldades da empreitada, pedindo informações a vários bispos já estabelecidos naquela região da Europa. Todos desaconselharam a continuidade da missão.

Mas, tendo recebido do Papa Gregório Magno a informação de que a época era propícia apesar dos perigos, pois o rei de Kent havia desposado uma princesa católica francesa, ele resolveu corajosamente enfrentar o que quer que fosse.

A chegada foi triunfante. Assim que desembarcaram, os monges seguiram em procissão ao castelo do rei, tendo a cruz à sua frente e entoando pausadamente cânticos sagrados. Agostinho, com a ajuda de um intérprete, colocou ao rei as verdades cristãs e pediu permissão para pregá-las em seus domínios.

Impressionado com a coragem e a sinceridade do religioso, o rei, apesar de todas as expectativas em contrário, deu a permissão imediatamente. Já no Natal de 597 mais de dez mil pessoas receberam o batismo. Entre elas, toda a nobreza do reino, precedida pelo próprio Rei Etelberto. Com este resultado surpreendente, Agostinho foi nomeado arcebispo.

O Papa Gregório enviou mais missionários à Inglaterra e nosso santo prosseguiu e ampliou seu trabalho. Fundou dioceses em Cantuária, Londres e Rochester.

Não conseguiu a conversão de toda a ilha porque a Inglaterra era dividida entre vários reinos rivais, mas as sementes que plantou se desenvolveram no decorrer dos séculos.

Santo Agostinho faleceu em 26 de maio de 1604.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário