sexta-feira, 30 de maio de 2014

Santo do Dia

Santa Joana D'arc

Hoje é dia de Santa Joana D'arc, virgem. Nasceu em Domrémy, pequena aldeia de Champagne, á margem do Mosa, em 06 de janeiro de 1412.
Aos 13 anos, enquanto rezava na igreja do seu povoado, ouviu misteriosas vozes que a convidavam a libertar a França, dominada em grande parte pelos ingleses. Embora mulher e ainda menina, foi-lhe permitido comandar as tropas que sitiavam Orleans.
Em pouco tempo foi reconquistado todo o território francês, outrora ocupado pelos ingleses. Carlos VII foi coroado rei da França, mas enciumado com a popularidade de Joana, estipulou uma trégua com os ingleses. A jovem, convicta que a trégua anularia seus esforços e as vitórias de seu exército, recomeçou a luta com poucos soldados que lhe permaneceram fiéis. Caiu nas mãos do conde de Luxemburgo que a entregou aos ingleses.
Precisavam provar que Joana era uma feiticeira para declararem que Carlos VII era um usurpador, por ter se tornado rei mediante diabólicas maquinações de uma herege. A ilegalidade do processo fez com que Joana apelasse ao papa. Porém, sua voz não chegou a Roma. Foi condenada injustamente ao fogo como herege e feiticeira, aos 19 anos de idade, no dia 30 de maio de 1431.
Santa Joana D'arc é modelo de mulher corajosa que, apoiando-se na força invencível de Deus, manifesta seu amor pela verdade e pela justiça, vítima da iniqüidade e da mentira.


Ouça o Santo do Dia na voz de Dom Edson de Castro Homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário