quinta-feira, 29 de maio de 2014

Divina Misericórdia Merida  compartilhou uma foto de Maria De Jesus  
4 horas  · 
Carta Encíclica
DVIV DO PAPA JOÃO PAULO II
SOBRE O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA E DO ​​MUNDO
Venerados Irmãos, Filhas e Filhos Amados
E a Bênção Apostólica!
Este é apenas o parágrafo da introdução
Data 18 mai 1986
1. A Igreja professa a sua fé no Espírito Santo como "Senhor e dá a vida." Ela professa o Símbolo da Fé, chamado Niceno pelo nome dos dois Conselhos-Nicéia (325) e de Constantinopla (381 AD) - em que foi formulada e promulgada. Eles também acrescentaram que o Espírito Santo "falou pelos profetas". São palavras que a Igreja recebe da mesma fonte de sua fé, Jesus Cristo. Na verdade, de acordo com o Evangelho de João, o Espírito Santo nos é dado nova vida, como anunciado e prometido Jesus o grande dia da festa dos Tabernáculos: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba que acredita em mim ", como diz a Escritura do seu interior fluirão rios de água viva
"1 E o evangelista diz:" Isso que ele disse sobre o Espírito deviam receber aqueles que acreditaram nele "2 É a mesma analogia da água usada por Jesus em sua conversa com a mulher samaritana, quando ele fala de uma" fonte de água a jorrar para a vida eterna ', 3 e em sua conversa com Nicodemos, quando anuncia a necessidade de um novo nascimento "da água e do Espírito" para "entrar no reino de Deus" .4
A Igreja, portanto, instruído pela palavra de Cristo, com base na experiência de Pentecostes e da história apostólica desde o início proclama sua fé no Espírito Santo como o doador da vida, aquela em que o inescrutável Trino Deus se comunica aos homens, constituindo neles a nascente da vida eterna.
Dois. Essa fé, professada ininterruptamente pela Igreja, deve ser sempre reforçada e aprofundada na consciência do povo de Deus. Durante o século passado isso já aconteceu várias vezes; a partir de Leão XIII, que publicou a Encíclica Divinum illud munus (a. 1897) inteiramente dedicado ao Espírito Santo, por meio de Pio XII, na encíclica Mystici Corporis (a. 1943) se refere ao Espírito Santo como princípio vital da Igreja, em que coopera com Cristo, Cabeça do Corpo Místico, 5 a do Concílio Vaticano II, que criou a necessidade de um novo estudo da doutrina do Espírito Santo, como Paulo VI ressaltou: "A cristologia e especialmente eclesiologia do Concílio com um novo estudo e um novo culto do Espírito Santo deve acontecer, assim como um complemento necessário ao ensino '.6 do Conselho
No nosso tempo, então, estamos novamente chamado pelo sempre antiga e sempre nova fé da Igreja, aproximar-se do Espírito Santo, que dá a vida. Ele nos ajuda e também estimula a herança comum com as Igrejas Orientais, que zelosamente guardados as riquezas extraordinárias do ensino dos Padres do Espírito Santo. Também por isso, podemos dizer que um dos eventos eclesiais mais importantes dos últimos anos tem sido o centenário XVI do Primeiro Concílio de Constantinopla, realizado simultaneamente em Constantinopla e em Roma, na festa de Pentecostes de 1981. Espírito Santo tem sido melhor compreendida naquela ocasião, enquanto meditava sobre o mistério da Igreja, como uma indicação de que os caminhos que levam à união dos cristãos, mais ainda, como a fonte suprema desta unidade, que vem do próprio Deus e São Paulo deu uma expressão particular, com palavras que muitas vezes começa a liturgia eucarística: "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus ea comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós" .7
Esta exortação partiu, de certa forma, e nele foram eles inspiraram o anterior Encíclicas Redemptor hominis e Dives in Misericordia, que comemorar o fato de nossa salvação realizada no Filho enviado pelo Pai ao mundo, "para que o mundo seja salvo por ele "8 e" toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai ".9 A partir desta exortação agora começa esta Encíclica sobre o Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai eo Filho é adorado e glorificado: Ele é uma Pessoa divina que está no centro da fé cristã e é a fonte de força e renovação dinâmica Iglesia.10 Esta encíclica começa profunda herança do Concílio. De fato, os textos conciliares, graças ao seu ensinamento sobre o próprio e da Igreja no mundo Igreja, encorajar-nos a penetrar mais profundamente no mistério trinitário de Deus, seguindo o Evangelho, v patrística jornada litúrgico: o Pai por Cristo, no Espírito Santo.
Assim, a Igreja também atende a determinados desejos profundos, tentando vislumbrar nos corações dos homens de hoje: uma nova descoberta de Deus na sua realidade transcendente do Espírito infinito, que apresenta Jesus com a mulher samaritana; a necessidade de adorar "em espírito e verdade"; 11 na esperança de encontrar nele o segredo do amor ea força de uma "nova criação": 12 sim, certamente o doador da vida.
A Igreja sente-se chamada para esta missão de anunciar o Espírito, enquanto, junto com a família humana, está chegando ao fim do segundo milênio depois de Cristo. Na perspectiva do céu e da terra "passar", a Igreja sabe muito bem que são particularmente eloquentes "palavras não passarão" .13 Essas são as palavras de Cristo sobre o Espírito Santo, fonte inesgotável de "água viva brotando eterna ", 14 o que é verdade e graça salvadora. Quer refletir sobre essas palavras para eles e quer chamar a atenção dos crentes e todos os homens, enquanto se prepara para comemorar, como veremos mais tarde, o grande Jubileu, que marcam a transição do segundo para o terceiro milénio cristão.
Naturalmente, as seguintes considerações não têm a intenção de analisar de forma abrangente a rica doutrina do Espírito Santo, nem favorecer qualquer solução ainda questões em aberto. Seu principal objetivo é desenvolver a consciência da Igreja que "o Espírito Santo impele a cooperar no plano de Deus, que Cristo constituiu princípio de salvação para o mundo inteiro se reúne '.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário