Celebração no dia de Santo Antônio
Publicado em: devotos de santo antônio, santo antônio, santo casamenteiro, santo do dia 13 de junho, santo popular, tereza maia
Hoje, 13, comemora-se o dia do Santo Antônio, um dos santos mais populares da fé católica.
Vários municípios tem Santo Antônio como padroeiro. Santo Antônio é muito conhecido pelo povo por conta da fama de ‘santo casamenteiro’.
Vários municípios tem Santo Antônio como padroeiro. Santo Antônio é muito conhecido pelo povo por conta da fama de ‘santo casamenteiro’.
Devota fiel de Santo Antônio, a historiadora Tereza Maia, não deixa de fazer suas orações. “Acho a devoção a Santo Antônio muito bonita, pois atravessou séculos. Eu, desde moça, sempre conto com ele como intercessor das minhas preces”, afirmou Tereza.
De acordo com a Tereza Maia, duas versões bem famosas são contadas sobre a fama do santo.
A primeira seria a de uma jovem que depois de fazer uma novena à Santo Antônio e não tendo encontrado noivo, zangada, jogou a estátua de Santo Antônio que tinha em seu oratório, pela janela e a mesma caiu na cabeça de um caixeiro-viajante que passava.
Este gritou e ela foi correndo ajuda-lo e levou-o para dentro e tratou de seu ferimento. Ele se apaixonou por ela e se casaram. Conta-se também que uma donzela não dispunha do dote para casar-se e, confiante, recorreu a Santo Antônio.
Das mãos da imagem do Santo teria caído um papel com um recado a um prestamista (pessoa que empresta dinheiro a juros) da cidade, pedindo-lhe que entregasse à moça as moedas de prata correspondentes ao peso do papel. O prestamista obedeceu e pôs o papel num dos pratos da balança, colocando no outros as moedas. “Os pratos só se equilibraram quando havia moedas suficientes para pagar o dote.”
Até os dias de hoje, são muitas as histórias de devoção já que cada devoto tem sua história de devoção. Tradições como casamentos comunitários além de benção e distribuição de pães acontecem em várias cidades brasileiras que têm o santo como padroeiro.
Na cidade de Quixeramobim-Ceará, no sertão central, a devoção ao santo tem três séculos a partir da chegada do colonizador português – Antônio Dias Ferreira, que, ao chegar na região, tinha consigo uma imagem de Santo Antônio, e determinou que naquele instante todos rezassem em louvor ao santo. A partir de então, estava iniciada a fé e devoção a Santo Antônio no município.
As tradições em Quixeramobim vão além das conhecidas promessas para conseguir matrimônio e da distribuição de pães. O historiador e pesquisador Crisanto Teixeira explica que na região, a festa do padroeiro da cidade também é conhecida como a ‘festa do reencontro’. “Como todo bom cearense ou mesmo brasileiro, estamos por toda parte do Brasil e do mundo. A festa de Santo Antônio é também um momento que muitos filhos voltam à cidade para reencontrar com a família, com suas raízes”, disse Crisanto.
Os devotos de Quixeramobim e região triplicam o número de habitantes da pequena cidade de 80 mil habitantes. A procissão que encerra a festa de hoje, reúne mais de 20 mil pessoas que percorrem um trajeto de 6KM carregando a imagem de Santo Antônio. Nas casas da cidade, enfeites mostram a devoção e o carinho pelo padroeiro.
Fonte: A12
Veja também:
História e orações do Santo Antônio
História e orações do Santo Antônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário