terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nossa Senhora Auxiliadora — Histórico da Devoção



Em 345 – São João Crisóstomo, arcebispo de Constantinopla, diz num sermão que os dois títulos mais freqüentes da Santíssima Virgem que se vêem no momento são: “Mãe de Deus” e “Auxiliadora dos que sofrem”.
Em 535  São Sabas, Bispo de Cesaréia, narra que a imagem mais formosa da Virgem que há em seu templo, no Oriente, é chamada: “A Auxiliadora dos enfermos”. O povo a chama de “Auxiliadora dos que rezam”.
Em 747  São João Damasceno propaga em Jerusalém esta invocação: “Maria Auxiliadora, rogai por nós”.
Em 1030  Na Ucrânia, os cristãos agradecem à Maria Auxiliadora, porque os livrou milagrosamente da invasão de uma terrível tribo.
Em 1571  O Papa Pio V manda colocar nas Ladainhas a invocação “Maria Auxiliadora dos cristãos, rogai por nós”, em ação de graças porque na Batalha de Lepanto a Santíssima Virgem concedeu aos católicos uma grande vitória contra os inimigos da religião.
Em 1624 – Na Alemanha os protestantes se apoderam do Norte do país; então os católicos do Sul prometeram à Mãe de Deus que fariam altares com o título de Auxiliadora se os livrasse de ser dominados pelo Norte. O grito de guerra dos católicos era “Maria, Auxilia-nos!”. Prodigamente os católicos venceram e prontamente levantaram mais de 60 capelas à Maria Auxiliadora.
Em 1683 – Mais de 50 mil maometanos cercam a Viena católica para destruí-la. Os católicos rezam a Maria Auxiliadora e guiados por João Sobieski derrotam os inimigos da religião. Em ação de graças fundam a Associação de Maria Auxiliadora.
Em 1814 – O Papa Pio VII, estando preso por Napoleão, promete à Virgem que se conseguir a liberdade declarará Festa de Nossa Senhora Auxiliadora o dia em que chegar livre a Roma. Napoleão é derrotado e inesperadamente o Papa chega a Roma, livre no dia 24 de maio.
Em 1815 – É o primeiro ano em que se celebra em Roma a Festa de Maria Auxiliadora. É justamente a 16 de agosto desse ano que, no Norte da Itália, nasce João Bosco, o maior propagador dessa devoção no mundo inteiro.
Em 1862 – Dom Bosco conta que recebeu esta mensagem do céu: “Maria quer ser honrada com o título de Auxiliadora dos Cristãos”.
Em 1863 até 9 de Junho de 1868 – Dom Bosco levanta a grande Basílica de Maria Auxiliadora em Turim. São tantos os milagres feitos por Nossa Senhora aos que ajudam e invocam que Dom Bosco diz: “Cada tijolo desta igreja é um milagre de Nossa Senhora”.
Em 1869 – Dom Bosco publica um livro só de milagres de Maria Auxiliadora.
Em 1872 – Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello fundam a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, monumento vivo de sua gratidão a Maria Auxiliadora.
Em 1959 – O Papa João XXIII conta que desde pequeno sempre teve perto de sua cama um quadro de Maria Auxiliadora e que ela sempre o ajudou prodigamente.
Em 1965 – O Concílio Vaticano II declara que um dos melhores títulos que se deve dar à Virgem é o de Auxiliadora.
Em 1975 – O Pe. Ramon Arcila conta que já levou mais de oito milhões de peregrinos ao Santuário de Maria Auxiliadora, na Antioquia, e que aí aconteceram mais de mil milagres.
Em 1986 – O Papa João Paulo II, que desde pequeno sempre foi devotíssimo de Maria Auxiliadora, coroa solenemente a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora em Barranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário