quarta-feira, 5 de março de 2014


SANTA CATARINA DE BOLONHA

Foi uma vida inteira dedicada a Deus e ao cristianismo. Santa Catarina nasceu em Bolonha, Itália, filha de pais bem situados socialmente.

Desde pequena Catarina demonstrava vontade e determinação de se tornar religiosa. Assim, aos 13 anos, ao perder o pai, entrou para a Ordem Terceira Franciscana.

Alguns anos depois, em 1432, entrou para a Ordem de Santa Clara, sendo nomeada abadessa do convento de Bolonha em 1457.

Contam os escritos e a tradição que Catarina teve várias visões sobrenaturais e vivenciou fatos estranhos, chegando também a operar milagres em vida.

Quanto às visões, fala-se principalmente da primeira, na que presenciou o juízo final e que a marcou por toda a vida.

Outra visão bastante divulgada foi a ocorrida na noite de Natal de 1456. Catarina ficou orando a noite toda e, no fim da madrugada, apareceu-lhe Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo, passando-o para os braços da santa.

Quanto aos milagres, fala-se de um que teria sido presenciado por todo o convento. Certa vez uma noviça feriu-se trabalhando na horta, decepando um dedo do próprio pé com a pá que manuseava. Santa Catarina apanhou o dedo amputado, colocou no lugar, rezou com a noviça e o dedo voltou a juntar-se ao pé.

São célebres também as conversões conseguidas pela santa, inclusive a de um assassino que, condenado à morte, não mostrava arrependimento de seus crimes e recusava a presença de um padre para confessar. Depois de conversar e rezar com o condenado, Catarina conseguiu que ele se convertesse antes de a pena ser executada.

Santa Catarina de Bolonha morreu em 1463. Seu corpo se encontra até hoje em Bolonha e não se deteriorou, apesar de já transcorridos mais de 500 anos.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário