terça-feira, 1 de maio de 2012


Você está aqui: Home › Coluna › História de Santa Quitéria por Coronel Mauro Mororó
História de Santa Quitéria por Coronel Mauro Mororó
Quem sou:Antônio Mauro Paiva Mororó - Quiteriense, casado, Tenente Coronel da Aeronáutica, rotariano, católico praticante (Ministro da Santa Eucaristia), formado em Engenharia Eletrônica, e em Pedagogia, com habilitação em matemática e física pós-graduado em História, e em Português-Literatura, dois livros publicados: Santa Quitéria Protegei-nos, e Santa Quitéria-História.
21/05/2011
Milagres de Santa Quitéria
MILAGRES DE SANTA QUITÉRIA
Na Espanha é pedida sua intercessão nas curas de doenças do coração e mordidas de animais raivosos, também é pedido, em terras portuguesas, a sua intercessão pelos mesmos motivos, e por outras doenças e dificuldades. Na cidade do Porto - Portugal, por volta de 1706 adoeceu gravemente uma senhora de nome Mariana de Araújo, melhorou da doença, porém teve perda total da visão e foi desenganada pelos médicos, recorreu a Santa Luzia, a São Gonçalo, a Santo Antônio e a outros santos, sem resultado, porque Deus tinha guardado esta glória para nossa Santa. Esta senhora foi confessar-se e disse: Padre, diga-me pelo amor de Deus com que santo me pegarei para recobrar minha visão? Respondeu-lhe o padre: filha pede a intercessão de Santa Quitéria, pois tenho notícias que tem grandes poderes. Ouvindo a cega este conselho, começou a fazer uma novena diante da imagem da santa, rezando cada dia nove vezes o Pai Nosso, Ave Maria e o Gloria ao Pai. Logo no primeiro dia sentiu melhora, esta melhora foi progredindo até que no sexto dia recobrou a visão e sentiu grande alegria. Agradecida à santa, publicou o milagre e em memória dela lhe ofereceu dois olhos de prata, presos com uma fita verde. Este caso foi muito divulgado na cidade do Porto Portugal e muitos outros milagres têm sido ali alcançados.

No inicio do século XVII, quando uma imagem de Santa Quitéria estava sendo confeccionada, uma senhora desenganada através dos recursos humanos, teve notícias das maravilhas que vinha fazendo nossa Santa, e que estavam fazendo aquela imagem, criando grande fé nela. Pediu que lhe dessem um pouco de pó raspado da imagem, misturou com água e passou a tomar, logo sentiu melhora, e ficou curada. Os médicos atribuíram a um milagre da gloriosa Santa Quitéria.

No convento de Santa Clara, na vila de Guimarães Portugal em 1708 adoeceu gravemente a Madre Maria de Nazaré, que ficou por dois anos entrevada e padecendo de grandes dores, não existindo remédio que desse jeito, quando foi visitá-la a madre Catarina do Rosário, a dois de setembro, lhe ofereceu um cravo que havia estado na mão de Santa Quitéria, dizendo que aceitasse com grande fé e confiança, que conseguiria saúde por intercessão de Santa Quitéria, pois era muito milagrosa. A enferma aceitou com muita fé e fazendo orações a Santa com quatro dias achava-se com uma grande melhora, levantou-se da cama e foi participar de uma novena a Santa. A melhora continuou e ficou totalmente restabelecida. Este milagre foi atestado pelo arcebispo de Braga, D. Rodrigues de Moura Teles, em 27 de maio de 1709.

Nos arredores da cidade de Braga vivia uma mulher que foi confessa-se e chorou muito. O padre perguntou-lhe a causa daquele choro, ela respondeu que estava desenganada pelos médicos e que só tinha cinco dias de vida, por causa de um cancro que tinha lhe corroído o seio esquerdo, e pouco faltava para chegar ao coração, assim era impossível escapar. Disse-lhe o confessor que recorresse a providência Divina e que na sua igreja existia uma imagem da gloriosa Santa Quitéria, que fazia muitos milagres, a qual no Monte Pombeiro, além de Guimarães na capela de São Pedro, estava sepultada e lá tinha sido o lugar de seu martírio, que pedisse a sua intercessão e fosse em romaria àquela localidade. Assim fez com grande devoção a Santa e voltando para casa, em umas das noites seguintes secou aquele voraz cancro, ficando curada. Pela graça alcançada fez a novena e a romaria. Quando este milagre foi divulgado houve um grande aumento dos devotos de Santa Quitéria.

Em 1716, um senhor de nome Paulo Marinho, que residia próximo à paróquia de Borba da Montanha, sentiu-se atacado por doença nervosa. Prometeu que se ficasse curado, colocaria a imagem de Nossa Santa na igreja do Monte Pombeiro, onde se encontram seus restos mortais. A graça foi alcançada e uma solene procissão, acompanhada dos padres de dezesseis paróquias, saindo da igreja de Margarida, com sermão no inicio e no final, foi acompanhada de grande multidão.

Outros milagres acontecem ali até hoje. Aqui em Santa Quitéria, todos os domingos, ouvem-se pedidos de missa por graças alcançadas. Falta-nos aqui um local para colocação de ex-votos a fim de que as graças conseguidas possam ser materializadas. Sugerimos parte do primeiro andar da secretaria de nossa igreja matriz.

Em Pernambuco, distrito de Freixeiras, município de São João, próximo à Garanhuns, ali Santa Quitéria é muito venerada, existe uma grande romaria à aquele distrito. EmFreixeiras foi construído ummuseu que revive a vida e obras de santa Quitéria. A casa dos milagres tem suas paredes revestidas de retratos de pessoas que alcançaram milagres.

Tomei conhecimento, naquela região, de inúmeros milagres alcançados por intercessão de Santa Quitéria, inclusive eu, já alcancei um grande milagre. Eu e Magaly, fomos a Xingó, que fica perto de Paulo Afonso, para o aniversário de nossos netos. Após a festinha, a Magaly sentiu grandes dores intestinais, fomos ao hospital, depois de vários exames os médicos verificaram que era caso de operação urgente, nos aconselharam irmos para Recife e assim decidimos. A noite já se aproximava, porém era urgente, iniciamos a viagem. As 03h00min da madrugada passamos em Garanhuns, que fica a oito quilômetros de Freixeiras, onde Santa Quitéria é padroeira. Abastecemos a ambulância e o motorista tomou café. A preocupação era grande, a Magali, deitada em uma maca, com soro na veia gemia de dores, tentava vomitar, porém só botava para fora um líquido escuro. Fazia frio, a estrada coberta de névoa, foi ai que veio a minha memória Santa Quitéria, e que estamos perto de Freixeiras, foi como se Ela dissesse estou aqui com vocês, baixei a cabeça, coloquei a mão na testa e pedi a nossa Santa que nos ajudasse. Tudo começou a melhorar, a névoa diminui, o frio também, as dores da Magali aliviaram e antes do dia amanhecer chegamos a Recife, e no mesmo dia ela foi operada. Algum tempo depois, fomos a Freixeiras, acompanhados de nosso filho Arquimedes, nossa nora Fabiana e de nossos netos, Maurinho e Carolina, pagar a promessa. Isto aconteceu emJunho de 1991. OBS.: O Filipinho ainda não era nascido.
Veja mais em "História de Santa Quitéria por Coronel Mauro Mororó" [veja todos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário