São Romano
Hoje é dia de São Romano, abade. Aos 35 anos de idade, retirou-se para viver como eremita nas florestas das montanhas do Jura, entre a Suíça e a França. Levou consigo apenas a Vida dos Padres do Deserto, poucas ferramentas e algumas sementes.
Num lugar de difícil acesso, perto de um pinheiro, rezava, lia e cultivava a terra. Esta solidão só era perturbada pelos animais selvagens e algum caçador. Entretanto, logo atraiu a presença de seu irmão, São Lupicino, e dois companheiros. Mais tarde, veio sua irmã com várias mulheres. Para os homens, construiu com seu irmão os mosteiros de Condat e Leuconne. Para as mulheres, o mosteiro de La Beaume, atual povoado de Saint Romain de La Rache.
Embora irmãos, eram bem diferentes. Romano era tolerante e compreensivo, Lupicino, austero e intransigente na observância das normas monásticas. Ambos, porém, ao dividirem as responsabilidades de governo das comunidades se complementavam.
Morreu antes do irmão e da irmã, em 463 com a idade de 73 anos. São Romano é modelo de equilíbrio entre contemplação e ação, conjugando a vida de oração com o trabalho agrícola, a atividade evangelizadora com a direção dos monges.
Ouça o Santo do Dia na voz de Dom Edson de Castro Homem
Nenhum comentário:
Postar um comentário