Santo do Dia compartilhou a foto dele.
Bem-aventurado Jacopone da Todi
(22 de Dezembro)
(22 de Dezembro)
Sua jovem esposa tomou sobre si mesma a incumbência de fazer penitencia pelos excessos mundanos de seu marido. Um dia, Vianna por insistência de Jacomo, participou de um torneio público. Ela estava sentada nas arquibancadas com outras nobres senhors quando a mesma desabou. Vanna morreu. Seu marido ficou ainda mais abalado quando percebeu que o cilício que ela usava era por causa de seus pecados. No instante, ele prometeu mudar radicalmente de vida.
Ele dividiu seus bens entre os pobres e entrou para Ordem Franciscana Secular (conhecida como Ordem Terceira). Frequentemente usando cilício, ele foi taxado de tolo e chamado de Jacopone, ou "Jim Maluco", por seus ex-companheiros. O nome se tornou querido para ele. Depois de 10 anos nessa humilhação, Jacopone ingressou como pedido para se tornar membro da Ordem dos Frades Menores (Ordem Primeira).
Por causa de sua reputação, seu pedido foi inicialmente negado. Ele compos um belo poema sobre as vaidades do mundo, um ato que eventualmente levou a sua admissão na Ordem em 1278. Ele continuou a levar uma vida de penitência severa, se recusando a ser ordenado sacerdote. Enquanto isso estava escrevendo hinos populares em língua vernácula.
Jacapone de repente encontrou a si mesmo como um líder em um movimento religioso perturbador entre os Franciscanos. Os Espirituais, como eram chamados, queriam um retorno de uma pobreza severa como Francisco. Eles tinham ao seu lado dois cardeais da Igreja e o Papa Celestino V. Esses dois cardeais, no entanto, se opuseram ao sucessor de Celestino, Bonifácio VIII. Com 68 anos, Jacopone foi excomungado e preso. Mesmo tendo reconhecido seu erro, Jacopone não foi absolvio e só foi solto quando Bento XI se tornou Papa cinco anos depois. Ele aceitou sua prisão como penitência. Ele gastou seus últimos três anos de vida mais espiritual que nunca, chorando "pois o Amor não é amado." Durante esse tempo, ele escreveu seu famoso hino latino, Stabat Mater.
Na véspera do Natal de 1306, Jacopone sentiu que seu fim estava próximo. Ele estava no convento das Clarissas com seu amigo, Bem-aventurado João de La Verna. Como Francisco, Jacopone congratulou a "Irmã Morte" com uma de suas canções favoritas. É dito que ele terminou a canção e morreu com o sacerdote entoando o Gloria na Missa de meia noite no Natal. Desde o momento de sua morte, Irmão Jacopone tem sido venerado como santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário