terça-feira, 30 de julho de 2013


Comunidade Católica Novo Ardor:Rádio Vaticano - Programa Brasileiro.
O Papa Francisco, na sua viagem de retorno à Roma, respondeu às perguntas dos jornalistas que estavam a bordo do voo da Alitália, durante 1h30min. Antes da entrevista, ele fez um pequeno balanço da viagem:

“Boa noite e muito obrigado! Eu estou contente. Foi uma bela viagem: espiritualmente me fez bem. Estou cansado, bastante, mas com o coração alegre e....estou bem, estou bem: me fez bem espiritualmente. Encontrar as pessoas faz bem, porque o Senhor age em cada um de nós, trabalha no coração e a riqueza do Senhor é tanta que sempre podemos receber tantas coisas bonitas dos outros. E isto me faz bem. Isto, como primeiro balanço.

Depois, eu diria que a bondade, o coração do povo brasileiro é grande, é verdade, é grande! É um povo tão amável que ama a festa, que também no sofrimento sempre encontra uma maneira para buscar o bem em toda parte. E isto é bom: é um povo alegre, um povo que sofreu tanto. É contagiosa a alegria dos brasileiros, é contagiosa! E tem um grande coração este povo. Depois, eu diria dos organizadores, tanto do nosso lado como do lado dos brasileiros: mah, eu me sentia como se estivesse num computador, um computador encarnado.....(risos)..Mas é verdade! Era tudo cronometrado. Mas bonito!

Depois, tivemos problemas com 'a hipótese da segurança': mas a seguraça daqui, a segurança dalí: não ocorreu um incidente sequer em todo o Rio de Janeiro nestes dias, e tudo era espontâneo. Com menos segurança, eu pude estar com as pessoas, abraçá-las, saudá-las, sem carro blindado...É a segurança de confiar num povo. É verdade que sempre existe o perigo de que exista algum maluco...eh sim!... que exista um maluco que faça alguma coisa: mas existe o Senhor também, eh?! Mas, criar um espaço blindado entre o Bispo e o povo é uma loucura e eu prefiro então a outra loucura: fora, e correr o risco desta outra loucura. Esta outra loucura: no lado de fora! A proximidade nos faz bem a todos.

Depois, a organização da Jornada, a parte artística, a parte religiosa, a parte catequética, a parte litúrgica: foi belíssimo! Eles têm também esta capacidade de exprimir-se na arte, não é mesmo?

Depois, Aparecida: Aparecida, para mim, é uma experiência forte: recordo da V Conferência. Eu fui lá para rezar, rezar. Eu queria ir sozinho, um pouco escondido, mas havia uma multidão impressionante! Mas, não era possível, isto o sabia antes de chegar. E rezamos, nós todos! Também por vocês! O trabalho de vocês, me dizem – eu não li jornais nestes dias, não tinha tempo, nem vi televisão, nada – mas me disseram que foi um trabalho bom, bom, bom: obrigado, obrigado pela colaboração que vocês deram para isto!

Depois, o número, o número de jovens. Eu não podia acreditar, mas hoje o governador falava de 3 milhões. Não posso acreditar. Mas do altar....isto parece ser verdade! Não sei se vocês, se alguns de vocês estiveram no altar: do altar até o fim, era toda a praia cheia, até a curva, mais de 4 km. Nossa, tantos jovens! E Dom Tempesta me disse que eram de 178 países: 178. Também o Vice-presidente me deu este número. É importante. Forte!”

PAPA FRANCISCO 28.07.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário