sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aparecida, 28 de junho de 2013

«junho 2013»

DSTQQSS
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

28 de junho - Santo Irineu de Lyon

Padre da Igreja, grego de nascimento, filho de pais cristãos, nasceu na ilha de Esmirna no ano 130. Foi discípulo de Policarpo, que tinha sido discípulo de João Evangelista, o que torna muito importante os seus testemunhos doutrinais. 
 
Muito culto e letrado em várias línguas, Irineu foi ordenado por Policarpo, que o enviou para a França, onde havia uma grande população de fiéis cristãos procedentes do Oriente. 
 
Ocupou-se da evangelização e combateu principalmente a heresia dos gnósticos, além das outras que proliferavam nesses primeiros tempos. Obteve êxito na questão da comemoração da festa da Páscoa, unindo a Igreja do Ocidente e do Oriente numa mesma data de comemoração da ressurreição. 
 
A sua obra escrita mais importante foi o tratado "Contra as Heresias", não só pelo lado teológico, onde expôs já pronta a teoria sobre a autoridade doutrinal da Igreja, mas ainda do lado histórico, pois documentou e nos apresentou um quadro vivo das batalhas e lutas de sua época.
 
Uma perseguição decretada pelo imperador Marco Aurélio atingiu a cidade de Lião, ocasionando o grande massacre dos cristãos, todos mortos pelo testemunho da fé. Irineu morreu como mártir, no dia 28 de junho de 202. 
 
 
Reflexão:
Santo Irineu, cujo nome significa "paz", lutou para a preservação da paz e da unidade da Igreja. Era um homem equilibrado e cheio de ponderação. Foi o primeiro a procurar fazer uma síntese do pensamento cristão, cuja influência se faz notar até nossos dias. Sobre o conhecimento de Deus, ele dizia: 
 
"A  ciência  infla,  mas  a  caridade  edifica. Com  efeito,  não  há  orgulho  maior do  que  se  julgar  melhor  e  mais  perfeito  que  o  próprio  criador,  modelador,  doador  do  hálito  de  vida  e  do  próprio  ser.  É  que  alguém  não  saiba  absolutamente  nada,  sequer  um  motivo,  do  porque  foram  criadas  as  coisas,  e  acreditar  em  Deus,  e  perseverar  no  seu  amor,  do  que  encher-se  de  orgulho  por  motivo  desta pretensa  ciência  e  afastar-se  deste  amor  que  vivifica  o  homem”.
 
 
Oração:
"Deus, nosso Pai, vós concedestes ao bispo Santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé a caridade, para que nos apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém”.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
EMANUEL ARAUJO CRISTAO GARANHUNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário