terça-feira, 25 de junho de 2013

Busca
Data / 
Nome
GLOSSÁRIO
Abade
Eremitério
Igreja Peregrina
Papa
Santo
 SÃO GUILHERME DE VERCELLI

São Guilherme foi um peregrino que, durante o século XII, percorreu toda a Europa visitando os santuários mais famosos e sagrados, pretendendo chegar à Terra Santa. Só não o fez porque foi dissuadido por São João de Matera e, na verdade, porque foi assaltado por ladrões de estrada que lhe aplicaram violenta surra.

Guilherme nasceu em Vercelli, no ano de 1085, oriundo de família nobre. Aos quinze anos já vestia o hábito monacal e iniciava sua peregrinação, que só teve fim após o ataque dos assaltantes. Esse incidente acabou levando-o a procurar a solidão numa desabitada e abandonada montanha em Montevergine.

Ali acabou fundando uma congregação beneditina, em 1128, e depois disso procurou novamente o eremitério no Monte Cognato e na Planície de Goleto. Nessa planície viveu por um ano inteiro, no buraco de uma árvore gigantesca.

Enfim, por onde passava, São Guilherme fundava mosteiros dos quais se tornava abade e depois passava o cargo para sucessores que continuariam sua obra.

Morreu em 1142, no mosteiro de Goleto. Teve os restos mortais transferidos, em 1807, para Montevergine. Em 1942, o papa Pio XII declarou-o padroeiro principal da Irpínia.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário