quarta-feira, 27 de março de 2013


Rádio Catedral FM : Bem-vindo à nossa página » Programação » Santo do Dia
Santo do Dia

São Ruperto

EMANUEL ARAUJO CRISTAO GARANHUNS
Qua, 27 de Março de 2013 00:00
Hoje é dia de São Ruperto, bispo. Descendia dos rupertinos, importante família de nobres da região do médio e do alto Reno, parente dos carolíngios. Em Worms, recebeu formação monástica e teria sido sagrado bispo.
Em 700, sentiu-se chamado à pregação missionária, dirigindo-se ao lago Waller, perto de Salisburgo, onde edificou uma igreja dedicada a São Pedro. Perto do rio Salzach construiu um mosteiro, ao redor do qual nasceu o núcleo da Nova Salisburgo. Por isso, São Ruperto é considerado o fundador de Salisburgo, cujo nome quer dizer cidade do sal. Foi também seu primeiro bispo e é honrado como seu principal padroeiro.
Suas relíquias estão conservadas na Catedral de Salisburgo, cidade onde também morreu, no dia da Páscoa, em 27 de março de 718. São Ruperto está, portanto, ligado à origem do catolicismo austríaco, mas é também honrado pelos católicos alemães e irlandeses. É modelo de organizador da Igreja austríaca, nos inícios de sua instalação, dotando-a de estrutura estável e permanente.


Ouça o Santo do Dia na voz de Dom Edson de Castro Homem
NomePlay
Sao Ruperto

Nenhum comentário:

Postar um comentário