quinta-feira, 28 de março de 2013


Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Quinta-Feira, 28 de Março

Evangelho de hoje: Jo 13,1-15


Quinta-feira da Semana Santa -  Ceia do Senhor

Sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. [...] Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: "Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.



Comentário

A primeira parte da leitura é a preparação. Todos conversam entre si. Sentem a ameaça. Como nas boas histórias, tudo o que acontece neste dia encontrará seu pleno significado no fim. A bênção do pão e do vinho, as palavras de Jesus, o ato de lavar os pés dos discípulos. É preciso guardar tudo isso na memória, e no coração, ainda que não se compreenda tudo. O grande presente de hoje é a Eucaristia. Por isso a Igreja veste-se de branco e canta o "Glória”. Porém a Eucaristia não tem sentido sem a Cruz e a Ressurreição. É preciso ir em frente!
EMANUEL ARAUJO CRISTAO GARANHUNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário