quarta-feira, 29 de abril de 2015

Santo do Dia

Santa Catarina

Hoje é dia de Santa Catarina, virgem e doutora da Igreja. Vigésima quarta filha de Tiago e Lapa Benincasa, ela nasceu, em Sena, a 25 de março de 1374.
Aos 07 anos, celebrou o matrimônio com Cristo. Aos 15 anos, ingressou na Ordem Terceira de São Domingos, iniciando uma vida de penitência e de oração a qual se manteve fiel até a morte. Analfabeta, ditava cartas, ricas de ensinamento, de exortação e de discernimento a papas, reis e príncipes, participando ativamente dos principais acontecimentos da Igreja e do mundo de deu tempo. No recolhimento de sua cela, ditou o Diálogo sobre a Divina Providência, texto que sintetiza toda a riqueza de sua espiritualidade e o valor indiscutível de sua mística.
Com o cisma do Ocidente, a Igreja viu-se dividida entre o papa eleito em Roma, Urbano VI, e seu rival, eleito em Avinhão. O papa convoca Catarina a Roma para ajudá-lo e aconselhá-lo. Em obediência, fixa-se em Roma exclusivamente para trabalhar em favor da unidade da Igreja.
Faleceu a 29 de abril de 1461 Santa Catarina de Sena é modelo de mulher que une a mística à participação, assumindo a liderança no debate e nas soluções dos problemas sociais, políticos e eclesiais de seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário