sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SÃO TIAGO DE MARCAS

O destino de Tiago, nascido Domingos Cangali, acabou sendo traçado por um lobo. Um lobo que, mais tarde, ele preferiria chamar de anjo de Deus, pois foi o motivo que acabou por conduzi-lo à casa de um padre e, conseqüentemente, à vida religiosa.

É que Domingos, que nasceu em 1394, em Montepradone, na Itália, perdeu os pais muito jovem. Era pastor de ovelhas já aos sete anos, quando, assustado com o assédio de um estranho lobo, abandonou o rebanho e fugiu para Offida, onde se abrigou na casa de um padre, parente seu. Sob a tutela do padre, cursou Direito em Perúgia e tornou-se tabelião, estabelecendo-se em Florença.

Quando voltava para Marca passou por Assis e tomou contato com a ordem franciscana. Foi o que bastou para que decidisse fazer parte dela. Seis anos depois já era ordenado sacerdote pregador, sua principal ocupação até o fim a vida. Essa ocupação, que teve início em São Miniato, Florença, durou meio século.

Percorreu a Europa não só evangelizando como cumprindo delicadas missões a mando dos papas Eugênio IV, Nicolau V e Calisto III.

Permanecia num lugar apenas o tempo suficiente para erguer um mosteiro novo ou, num já existente, restabelecer a observância genuína da regra franciscana. Depois, partia em busca de novo desafio, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão.

Morreu em 1476 e seu mestre, frei Venâncio, relata em sua biografia muitos milagres operados por ele, tanto em vida quanto após a morte.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário