segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS

Miguel significa “Quem é igual a Deus?”. Gabriel significa “Homem de Deus”. Rafael significa “Deus Curou”.

São os três santos arcanjos do Senhor e, desde 1969, o povo cristão comemora nesse dia a importância desses arcanjos já presentes no antigo testamento.

São Miguel é também chamado e reconhecido como príncipe do céu e ministro de Deus. Segundo a Bíblia, é um dos sete assistentes do trono do Altíssimo.

O profeta Daniel nomeia esse arcanjo chamando-o de príncipe protetor dos judeus e depositário das profecias do Antigo Testamento. Sendo assim, são Gabriel se torna também protetor especial de todos nós, filhos de Deus, pois a Igreja e o povo são herdeiros definitivos das revelações e mistérios divinos.

O arcanjo Miguel, protetor dos justos, também é lembrado em outra importante passagem bíblica, o Apocalipse. Nessa passagem, vê-se que houve uma batalha no céu em que Miguel e seus anjos tiveram de combater e vencer a primitiva serpente, chamada de Satanás.

A partir daquele momento, Satanás não tinha mais lugar no céu e foi expulso para a Terra junto de seus anjos. Dava-se início à antiga batalha do bem contra o mal.

São Gabriel, o portador de revelações por parte de Deus, é assim citado por duas vezes nas profecias de Daniel. Mas a figura desse arcanjo tem muito mais brilho no Evangelho de São Lucas, que afirma ter-lhe sido confiado revelar a Maria a vinda do Salvador. Este seria gerado em seu ventre e, a partir de seu nascimento, seria chamado de Filho de Deus.

São Rafael é considerado um dos sete espíritos que assistem o trono de Deus. A Bíblia, porém, fala explicitamente apenas uma vez desse arcanjo. Ele figura como protetor e guia do jovem Tobias, o qual o pai enviou para uma longa e perigosa viagem. O significado do nome Rafael, que é “Deus curou”, se adapta perfeitamente ao milagre a ele agraciado, quando curou da cegueira o velho Tobias.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário