terça-feira, 27 de janeiro de 2015

SANTA ÂNGELA MERÍCI

Não se assuste. Se vivesse em nossos dias, Santa Ângela Merici seria descrita realmente como feminista e revolucionária. É que, embora estes conceitos não existissem na época, era assim mesmo que a viam no seu tempo, o século XV.

Ângela nasceu em 1470, numa cidade chamada Desenzano. Era filha de camponeses pobres e pertenceu à Ordem Terceira de São Francisco até os 15 anos.

Os primeiros anos de sua vida foram cercados pela tragédia. Muito cedo perdeu os pais, um seguido do outro e a irmã mais nova, a quem era muito apegada. Mas, ao contrário das outras meninas da época, tinha acesso às bibliotecas e se confortava lendo biografias de santos.

Ainda jovem fez várias peregrinações e chegou à Terra Santa, onde perdeu a visão. Mesmo assim, não se desviou do caminho que tinha traçado para si. Em 1535, em Bréscia, fundou a Ordem de Santa Úrsula, na qual religiosas se dedicam à educação de meninas.

Como naqueles tempos somente os garotos tivessem acesso ao estudo, fosse ele religioso, político, científico ou militar, a fundação desta ordem foi na verdade uma verdadeira revolução. Tanto que as regras da congregação que fundou só foram escritas e tornadas oficiais anos depois de sua morte.

Santa Ângela Meríci morreu já bem idosa, em 1540, tendo sido canonizada em 1807.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário