sexta-feira, 1 de novembro de 2013


TODOS OS SANTOS

"Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do Trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão".

A visão, narrada por São João Evangelista, no Apocalipse, fala dos santos aos quais é dedicado o dia de hoje. Multidões e multidões, pois entre os santos não estão apenas os canonizados, mas todos aqueles que alcançaram a salvação seguindo o Evangelho de Jesus Cristo e Sua lei, o amor.

Mesmo entre os canonizados muitos não têm seu dia de homenagem, sendo, portanto, festejados na véspera do dia de finados. A data tem o significado de nos lembrar dos ensinamentos da Igreja e da pregação de Cristo que depois foi vivenciada e difundida por tantos cristãos, mártires, missionários e religiosos. Tudo isso em nome da humildade, amor e solidariedade.

Historicamente, a data já era comemorada em várias igrejas desde o século III. Foi em 835 que o papa Gregório IV a estendeu para toda a Igreja, fixando a comemoração em 1° de novembro.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário