quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Leituras do dia

www.bibliacatolica.com.br Primeira Leitura Is:45,6-8; Is:45,18; Is:45,21-25 6. Assim se ficará sabendo, do nascer do sol até o poente, que sem mim nada existe. 7. Eu é que formo a luz e crio as trevas, faço o bem-estar e crio o sofrimento; eu sou o SENHOR, eu é que faço tudo isso. 8. Que os céus deixem escorrer lá de cima, que as nuvens façam chover a justiça abra-se a terra, deixando germinar a salvação e ao mesmo tempo brote a justiça. Eu, o SENHOR, criei tudo isso”. 18. Fala o SENHOR, o criador do céu, ele que é Deus, Aquele que modelou e fez a terra e firmou suas bases. — não foi para ficar vazia que ele a criou, para ser habitada ele a modelou. “Eu sou o SENHOR e outro não há. 21. Declarai, apresentai-vos, e enfim, deliberai: Quem noticiou isso lá no passado? Quem, desde então, o anunciou? Acaso não fui eu, o SENHOR? Não há Deus além de mim. Deus justo e salvador fora de mim não existe. 22. Voltai-vos para mim, todos os confins da terra, para serdes salvos, pois eu é que sou Deus e outro não há. 23. Por mim mesmo eu juro: De minha boca só sai o que é justo, palavra que não volta atrás. Para mim há de se dobrar todo joelho, por mim há de jurar toda língua, 24. dizendo: Só no SENHOR se encontram a força e a justiça”. Diante dele chegarão humilhados os que se põem contra ele. 25. No SENHOR a descendência de Israel encontrará justiça feita e festa. Salmo Responsorial Sal:85,9-10; Sal:85,11-12; Sal:85,13-14 9. § Ouvirei o que diz o SENHOR Deus: ele anuncia paz para seu povo, para seus fiéis, para quem volta para ele de todo coração. 10. Sua salvação está próxima de quem o teme e sua glória habitará em nossa terra. 11. Misericórdia e fidelidade se encontram, justiça e paz se abraçam. 12. A fidelidade brota da terra e a justiça se inclina do céu. 13. § Quando o SENHOR conceder o seu bem, a nossa terra dará seu fruto. 14. Diante dele caminhará a justiça e a salvação seguirá seus passos. Evangelho Lc:7,19-23 19. e os enviou ao Senhor, para perguntar: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” 20. Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro”. 21. Naquela ocasião, Jesus havia curado a muitos de suas doenças, moléstias e espíritos malignos, e proporcionado a vista a muitos cegos. 22. Respondeu, pois: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa Nova. 23. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário