quarta-feira, 10 de julho de 2013

Busca
Data / 
Nome
GLOSSÁRIO
Cristo
Gregoriano
Santo
 SANTA FELICIDADE

Não há muitas informações sobre a vida anterior ao martírio de Felicidade e seus sete filhos. É certo que viveram nos tempos do imperador Antonino e que foram presos e mortos conjuntamente.

Há dúvidas, inclusive, de que os sete fossem realmente irmãos e filhos da mulher presa e morta em sua companhia. Mas é o que consta das "Atas" desse martírio coletivo.

Esse não seria o único caso de uma mãe que recebeu a pena capital juntamente com os filhos. Há também, por exemplo, o caso dos "Irmãos Macabeus", de que fala a sagrada escritura no capítulo sete do segundo livro dos macabeus.

Além do mais, quanto à nossa santa de hoje, o próprio São Gregório Magno teria encontrado uma gravura mural que representava esta mãe, de nome Felicidade, rodeada por sete figuras. Nas "Atas" ficam-se sabendo os nomes e a forma de martírio de cada um, chamados de "Os sete irmãos mártires". São eles Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vidal e Marcial.

Januário, após ser açoitado com varas e ter padecido no cárcere, foi morto com flagelos chumbados. Félix e Filipe foram espancados e mortos a cacetadas. Silvano foi jogado num precipício. Alexandre, Vidal e Marcial foram decapitados.

O motivo de todos esse flagelos foi terem-se recusado a renegar o Cristo.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário