quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


27/02/2013 07h12- Atualizado em 27/02/2013 09h25
EMANUEL ARAUJO CRISTAO GARANHUNS

Na última audiência, Bento XVI diz que papado teve 'águas agitadas'

Falando a milhares, Papa disse que Deus não deixará que a Igreja 'afunde'.
Ele vai renunciar ao pontificado nesta quinta (28) e se tornar 'Papa Emérito'.


O Papa Bento XVI disse nesta quarta-feira (27) que tem "grande confiança" no futuro da Igreja Católica e afirmou que seu papado teve "águas agitadas", ao falar publicamente pela última vez como pontífice, um dia antes de sua renúncia.
Assista à íntegra do discurso no vídeo ao lado.
Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à última audiência pública do pontificado de Bento XVI.
Falando à multidão, Bento XVI afirmou que seu papado, iniciado em abril de 2005, teve alegrias, mas também muitas dificuldades. O pontífice disse que enfrentou "águas agitadas e vento contrário".
"O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", disse.
Mas ele afirmou ter fé em que Deus não vai deixar a Igreja "afundar".
Assista ao lado ao resumo em português da fala de Bento XVI
"Estou realmente emocionado e vejo uma Igreja viva", disse o Papa, sempre bastante aplaudido pela multidão.
Ele voltou a afirmar que sua renúncia, anunciada de maneira surpreendente em 11 de fevereiro, foi decidida "não para seu bem, mas para o bem da Igreja", e reiterou que sabe "da gravidade e da novidade" da decisão que tomou.
"Amar a Igreja significa também ter a valentia de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não o de si próprio", disse.
O pontífice, de 85 anos, afirmou que "não vai abandonar a Cruz" e que, pela oração, vai continuar a serviço da Igreja.
"Minha decisão de renunciar ao ministério petrino não revoga a decisão que tomei em 19 de abril de 2006 (ao ser eleito Papa)", disse.
"Não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor Crucificado, sigo a seu serviço no recinto de São Pedro", completou.
Bento XVI também pediu que os fiéis orem pelos cardeais que, após a renúncia, terão de eleger seu sucessor, em uma tarefa que ele considera difícil.
"Orem pelo meu sucessor! Que Deus os acompanhe", disse o Papa.
O Papa Bento XVI saúda os fiéis na audiência pública desta quarta-feira (27) no Vaticano (Foto: AFP)O Papa Bento XVI saúda os fiéis na audiência pública desta quarta-feira (27) no Vaticano (Foto: AFP)
'Viva o Papa!'
O Papa apareceu para o público, no papamóvel, por volta das 10h40 locais (6h40 de Brasília). Ao longo de um passeio de cerca de 15 minutos pela praça, ele foi cumprimentado com gritos de "Bento! Bento!" e "Viva o Papa!".
O Vaticano distribuiu 50 mil entradas para a audiência, mas, segundo estimativa da Santa Sé, havia pelo menos 150 mil pessoas na praça para acompanhar a última aparição pública do Papa, um dia antes de sua renúncia.
Vários grupos de pessoas, entre religiosos, seminaristas e estudantes, com bandeiras amarelas (cor do Vaticano) e de países, estavam na praça. Cerca de 70 cardeais também participaram.
O Papa Bento XVI chega à Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feria (27) (Foto: AFP)O Papa Bento XVI chega à Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feria (27) (Foto: AFP)
Fiéis reúnem-se na Praça de São Pedro para ouvir e ver o Papa Bento XVI em sua última audiência pública nesta quarta-feira (27) (Foto: AFP)Fiéis reúnem-se na Praça de São Pedro para ouvir e ver o Papa Bento XVI em sua última audiência pública nesta quarta-feira (27) (Foto: AFP)
Depois da cerimônia, acontece uma breve audiência na Sala Clementina, com algumas personalidades para o tradicional "beija mão", em que o Papa é cumprimentado.
Quinta-feira, último dia
Na quinta-feira (28), Bento XVI deixará o posto, em um acontecimento sem precedentes na história da Igreja moderna, e passará a ser chamado de "Papa Emérito".
Amar a Igreja significa também ter a valentia de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja, e não o de si próprio"
Papa Bento XVI
Na manhã de quinta, no Palácio Papal, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fará um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal poderá separadamente se despedir do pontífice. A expectativa é de que cerca de 100 cardeais participem deste encontro.
Durante a tarde, no Tribunal de Saint-Damase, no coração do pequeno Estado, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação.
Em seguida, por volta das 13h (horário de Brasília), Bento XVI irá para o heliporto do Vaticano para viajar a Castel Gandolfo, 25 quilômetros ao sul de Roma, a residência de verão do Papa, onde passará dois meses, antes de se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.
Bento XVI chegará à residência de verão e saudará os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja. Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente termina o pontificado. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento.
Às 20h, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de "Sua Santidade, o Papa Emérito".
No Vaticano, a Guarda Suíça continuará a fazer a proteção, apesar do "trono vacante".
Conclave
No dia seguinte à renúncia, o cardeal Angelo Sodano enviará os convites aos cardeais eleitores -- atualmente 115 -- para as "congregações gerais" que precedem o conclave, a reunião secreta que escolhe o sucessor de Bento XVI.
Essas reuniões, durante as quais os prelados procuram definir o perfil do futuro Papa, não devem começar antes de segunda-feira.
Papa Emérito
Nesta terça (26), o Vaticano anunciou que Bento XVI vai manter o nome e o título honorífico de "Sua Santidade" após a renúncia. Ele será chamado de "Papa Emérito" ou "Pontífice Romano Emérito".O anel papal vai ser destruído, de acordo com a tradição do Vaticano, segundo o porta-voz.
Bento XVI passará a trajar a "batina branca papal clássica", sem mantelete, segundo o padre Federico Lombardi. Ele também não deve mais usar sapatos vermelhos.
O porta-voz afirmou que Bento XVI tinha tomado as decisões sobre seus títulos após consulta com as autoridades do Vaticano.
Leia abaixo a íntegra da mensagem em português de Bento XVI nesta quarta-feira (27):
"Queridos irmãos e irmãs,
No dia 19 de abril de 2005,, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: «É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis». E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto não é só a Deus que quero agradecer neste momento. Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito.
Amados peregrinos de língua portuguesa, agradeço-vos o respeito e a compreensão com que acolhestes a minha decisão. Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão, com a mesma dedicação ao Senhor e à sua Esposa que vivi até agora e quero viver sempre. Peço que vos recordeis de mim diante de Deus e sobretudo que rezeis pelos Cardeais chamados a escolher o novo Sucessor do Apóstolo Pedro. Confio-vos ao Senhor, e a todos concedo a Bênção Apostólica."
veja também
  • '' Tu és Pedro, e sobre está pedra edificarei minha Igreja '', Mt 16, 17-20 "Meu coração está cheio de gratidão a Deus, que sempre cuida da SUA Igreja" - Papa Bento XVI .
  • '' Tu és Pedro, e sobre está pedra edificarei minha Igreja '', Mt 16, 17-20 ? A Igreja Católica está alicerçada sobre o Apóstolo Pedro, a quem Cristo prometeu o Primado, ao afirmar que "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" e que "dar-te-ei as chaves do Reino de Deus" como Jesus Cristo diz em Mateus 16, 17-20 . Pense comigo, a Igreja Católica tem certa de 2000 anos de história, Igrejas Evangélicas (protestante) +/- 500 anos . Pedro é sim o primeiro Papa da Igreja Católica, que recebeu as chaves do Reino do Céu. Igrejas protestante surgiram 1500 anos depois ....
  • Muito obrigado PAPA Bento XVI, pelo belo trabalho realizada a frete da igreja. Que DEUS lhe abençõe.
  • Primeiramente, ele falou uma frase errônea: "Não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor Crucificado, sigo a seu serviço no recinto de São Pedro" - Gente olha que absurdo eles decamam Cristo como se ainda estivesse morto... Sendo que a bíblia que leu diz que ele "foi"(passado) crucificado e que "vivo"(presente) está! Observação, o próximo papa será João Paulo II. Isso mesmo, pesquisem e vocês veram essa façanha. Não sejam enganados, ainda há tempo de buscar o conhecimento.
    • Buscar o conhecimento primeiramente você. É metido a falar do que não sabe. "Não abandono a cruz" quer dizer não abandona sua caminhada de fé, das dificuldades mas sem desesperar, acreditando em |Deus. Quando Jesus carregou a cruz sofreu muito, foi humilhado, desacreditado, difamado....é essa a referência que ele diz. Tudo isso iremos sofrer por seguir Jesus Cristo. Lembramos de Jesus crucificado não por considerar que esteja morto, mas para lembrarmos do que Jesus passou por amor a todos nós. Jesus está vivo no meio de nós e em cada coração.
  • o seu tempo de servir o VATICANO já passou de o lugar para o px===A VIDA É UMA BOLA==SÓ VAI PARA FRENTE
  • Aqui estamos vendo o que JESUS ensinou em MT 23.5... Mas são poucos os que entendem profundamente esse TEXTO.
    • O que acho legal aqui é que maioria dos estúpidos religiosos são homens, as mulheres estão estudando mais, ou tem aqui um monte de cafet... desocupados fingindo-se de religiosos.
  •  Desperta povo Jesus está às portas. Isto foi só um sinal. Converta ao verdadeiro Cristo Papa ou iras para o inferno com anel ou sem anel.
  • Oswaldo Rodrigues5 minutos atrás
    _ MUDANÇAS NA IGREJA CATÓLICA! Parte 2: Segundo: Reconhecer a mulher em status igualitário ao homem, inclusive permitindo-lhes o sacerdócio, sem restrições; Terceiro: Reconhecer toda diversidade religiosa respeitosamente, abnegando do entendimento de ser a única 'fonte da verdade'; Quarto: Abandono de toda e qualquer forma de preconceito e discriminação, tendo ou não base em escrituras; Quinto: Encerrar toda e qualquer relação com entidades parareligiosas (todos sabem muito bem do que falo); _
    •  Se você fosse presidente de uma nação, você com certeza iria falir o sistema econômico por colocar uma regra assim: Pague o imposto justo hahahahahahaha (o brasileiro sonegaria tudo).
  • Marcos Conceição6 minutos atrás
    Santo Padre,muito obrigado pelas lindas palavras.E por ser sempre forte em frente da Santa IGREJA

    • Me de só um motivo para ele ser santo? Embora a palavra "Santo" no grego não tem nada a ver com perfeição e sim "Separação", mesmo assim porque ele é santo?
  • Nem om CARPINTEIRO e salvador do mundo, vivia com tanta riqueza.
    • Verdade, o SENHOR JESUS não precisava de enormes templos para pregar o evangelho, andava nas ruas e casas pregando a salvação
  • Onde o pecado abundou a graça superabundou. Não são os pecados e os erros de sacerdotes infiéis que irá abalar a FÉ da IGREJA. CRISTO ESTÁ NO COMANDO E SEMPRE GUIARÁ O SEU POVO ATÉ O FIM DOS TEMPOS.
    • Esse é o fundamento Luiz! Graças a Deus que você tem isso revelado em seu coração. Deus te abençoe irmão.
  • No dia que um PAPA pegar toda aquela fortuna que não é pouco, transformar em caridade, aí sim eu confiaria um pouco nesse cargo inútil que é o PAPA.
    • Luiz Filho Com certeza. A começar das PUCs do Brasil que dão inúmeras bolsas para quem não tem condições de pagar as mensalidades. Desde que sejam bons alunos.
    • Luiz Filho não é verdade colega você sabe que tem muita coisa errada aí, pra começar a fortuna do vaticano é imensa e só rezar não enche barriga não, sou muito bem informado e o vaticano é um chupa cabra sim.
  • Quanta gente cega por não entender os designos de Deus, por não ter a pratica cristã independente de uma placa de Igreja. Pode crer, aceitar ou não, mas Deus vai por um fim no causado do mal, muitos vão se perder por estarem preso ao pecado, como em "Sodoma e Gomorra".
  • Mas de 100mil desocupados, fazendo o exercício mais inútil, rezar!!
    • Você não é o dono da verdade e não tem o direito de afirmar que tudo isso é ficção. Portanto respeite o próximo
    • Pedro? Até quando negarás a Jesus :-)
  • O Papa fala do Senhor Jesus como se ele ainda estivesse morto?!?! Mas a bíblia não diz o contrário, ou estou enganado?
    Imagem do usuário

    • Não sei o q é pior: os BURROS e CORRUPTOS da Igreja Evangélicia ou os PEDÓFILOS da Católica... depois criticam CHICO XAVIER... vai entender... BANDO DE IDIOTAS!
      • A Igreja Católica é muito mais do que padres pedófilos. Chico Xavier fez o que ? Apenas deixou um legado de ilusões que não correspondem aos ensinamentos de Jesus.
      • Bruno Silva podem não serem corruptos, mas burros são.
    • Só acho que ta na hora de deixar o discurso pronto de lado e começar a falar com o coração. Para mim a igreja tem que parar de dizer não faça isso ou aquilo, e sim pergunta a Deus o que deve-se fazer. Quer ter acesso a Deus amigos "entra no teu quarto e ore em licencio" ou seja num precisa do Papa, do pastor, do reverendo de ninguem só de Deus.
    • Agora nós católicos devemos unidos orar pelo conclave, pedindo o Espirito Santo de Deus esteja dentro de cada um dos cardeais na escolha do novo Papa, que guiará a Igreja de Cristo Jesus!!!
    • Quantos comentários bestas. Só queria dizer que o discurso dele foi perfeito. Sou evangélico, mas antes, cristão, pois a fé em Cristo é a mesma, mudam os costumes mas só há um Deus. Mas isso não me impede de comentar a mensagem que recebo em meu coração todos os dias: Deus está triste com a humanidade. Tenho certeza que o papa Bento deixou o ministério por não aceitar a forma como a sociedade hoje se apresenta: aceitando o homossexualismo como coisa normal, corrupção e impunidade em todos os níveis. O amor ao próximo não existe mais, só o amor ao dinheiro e ao egoísmo. O fim dos tempos está aí
    • O Papa antes de assumir o posto de chefe da igreja deveria ter feito um estagio em Brasilia ( no Senado e na Camara dos deputados ) para não se sentir tão constrangido com o que acontece na igreja.Só que eles não usam batinas ,mais é tudo igual.
    • que os católicos deveriam ler a bíblia, principalmente os padres, bispos e é claro, o papa.
      • Tania Victoriano Quem lê e não se aprofunda nela sim.Mas quem lê e se aprofunda na Bíblia,segue a Cristo.
      • os católicos conhecem a Bíblia e a oram, não todos, como acontecem com todos os que se dizem cristãos e não tem coragem de conhecer as Palavras de Cristo Jesus que nos exige mudanças radicais!! Você já aceitou as mudanças de fato??
    • Um bando de desocupados, incluindo o PAPA. OBS: sou cristão acredito em DEUS, mas não sou de acordo com esse chupa cabra, que é o PAPA.
    • gente este senhor chamado papa esta vos encanando o trono pertence a jesus salvador do mundo cade a biblia
    • Deus não deixará a igreja afundar kkkkkkkkkkkkkk...a igreja católica já afundou faz tempo. Isso é um pseudo-cristianismo. Porque a globo não coloca disponível para comentário a reportagem daquele padre emilson, safado que estuprou crianças. Coloca aí pra gente comentar e falar de como esses padres andam de mãos dadas com o diabo e chamam Jesus de Senhor. E ainda acreditam que mãos suas de estupro e safadeza transformam trigo no verdadeiro corpo de Cristo. Pelo amor de Deus, isso me dá nojo, é uma verdadeira banalização do precioso sangue de Jesus.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário